Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crime

Justiça condena 4 homens envolvidos no assassinato de aposentado em 2017

Penas variam de 12 a 18 anos de prisão; Nelson Salinas Rodrigues, 64 anos, foi morto a tiros, em um bar no bairro Barcelona

07 de Julho de 2021 às 16:01
Nelson Salinas Rodrigues, de 64 anos, foi morto dentro de um bar no bairro Barcelona
Nelson Salinas Rodrigues, de 64 anos, foi morto dentro de um bar no bairro Barcelona (Crédito: Divulgação )

A Justiça condenou, na última quinta-feira (1º), os quatro homens envolvidos no assassinato do aposentado Nelson Salinas Rodrigues, 64 anos. As penas dos réus variam de 12 a 18 anos de prisão, em regime fechado. O crime ocorreu em agosto de 2017, no bairro Barcelona. A motivação teria sido uma disputa por terras. As condenações foram determinadas pelo Fórum Cível e Criminal de Sorocaba.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Acácio Aparecido Leite, do 8º Distrito Policial (DP) de Sorocaba, a morte de Rodrigues foi encomendada por um vizinho. Conforme Leite, a vítima e o mandante moravam no Barcelona e eram proprietárias de chácaras vizinhas no bairro Caputera.

Ainda de acordo com o delegado, Salinas e o vizinho tinham diversas desavenças por conta dos terrenos. "Discutiam, por exemplo, porque um alegava que o outro tinha construído uma cerca além do limite do seu terreno. Um também dizia que a água da chuva do terreno do outro escoava no seu", exemplifica Leite. O mandante do homicídio ainda alegava que a vítima havia invadido a sua propriedade. Por isso, contratou os criminosos para matar o idoso.

Segundo Leite, ele comentou com um amigo sobre a sua intenção de assassinar o vizinho. Esse homem, de 30 anos, por sua vez, disse conhecer pessoas que poderiam praticar o homicídio. O mandante, então, pagou R$ 5 mil para dois homens indicados pelo intermediador assassinarem o aposentado.

O atirador, de 28 anos, foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão. O motorista do automóvel usado no dia do crime, de 35 anos, foi sentenciado a 16 anos. Já a pena do mandante, de 46 anos, será de 14 anos de reclusão. A condenação do intermediador, de 30 anos, foi de 12 anos. "A Justiça foi feita", diz Leite.

 

 

O crime

O crime ocorreu na manhã do dia 8 de agosto de 2017, uma terça-feira. Na ocasião, Salinas estava dentro de um bar na avenida Paraguai, no bairro Barcelona, onde morava. Ele estava sentado à mesa com outros dois homens.

Em determinado momento, um rapaz, usando um casaco de moletom com capuz, entra no estabelecimento, atira na vítima e corre para fora. Mesmo ferido, Salinas consegue se levantar e tenta correr. Ao perceber que o aposentado ainda estava vivo, o criminoso retorna e efetua mais um disparo. Neste momento, o idoso cai no chão, e o autor foge. Imagens das câmeras de segurança do bar registraram toda a ação.

Conforme o delegado, os disparos atingiram e cabeça e o peito de Salinas. Ele chegou a ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional de Sorocaba (CHS), mas não resistiu.

À época, a partir de informações coletadas e dos registros do circuito interno de segurança do local, a polícia conseguiu identificar todos os envolvidos. Eles foram presos ainda em 2017. Até a condenação, respondiam ao processo no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. “Agora, como estão em condenação definitiva, serão encaminhados para o sistema prisional, para o cumprimento da pena", informa Leite.