Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Deputado Danilo Balas vai cobrar o Estado sobre situação do aeroporto

07 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da FUA; Reinaldo Morato do Amaral, membro do Conselho de Administração da FUA; deputado estadual Danilo Balas; César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, e Ricardo Benites Martins, membro do Conselho de Administração da FUA.
Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da FUA; Reinaldo Morato do Amaral, membro do Conselho de Administração da FUA; deputado estadual Danilo Balas; César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, e Ricardo Benites Martins, membro do Conselho de Administração da FUA. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/7/2021))

O deputado estadual Danilo Balas (PSL) vai cobrar do governo estadual informações a respeito da internacionalização do Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz. Balas disse que enviará ofícios ao governo estadual para tratar da questão.

Os primeiros movimentos para a internacionalização começaram em 2012, mas, até o momento, ainda seguem com pendência de ajustes para que o processo seja solicitado. Além disso, o local está em processo de privatização pelo Estado.

O aeroporto estadual de Sorocaba está na lista das unidades do Estado de São Paulo que deverão ser privatizados ainda neste mês. Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 22 aeroportos foram divididos em dois lotes. Sorocaba está no chamado lote sudeste. Esse lote é composto por 11 unidades, cuja principal é a de Ribeirão Preto. Além de Ribeirão e Sorocaba, esse lote ou grupo conta com os aeroportos de Bauru-Arealva, Marília, Araraquara, São Carlos, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e São Manuel. A Artesp não respondeu como está o andamento do processo.

Deputado estadual Danilo Balas (PSL). - FÁBIO ROGÉRIO (6/7/2021)
Deputado estadual Danilo Balas (PSL). (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/7/2021))

Contudo, a preocupação é o que a cidade irá sofrer, além das perdas financeiras, caso o edital de privatização seguir na forma que se encontra, sem explicar corretamente as questões fundiárias envolvidas.
Matéria de ontem (6) do jornal Cruzeiro do Sul, por exemplo, mostrou que a Câmara de Sorocaba alerta que a concessão do aeroporto tem áreas privadas. A Comissão da Câmara, formada no início de 2021, e composta por vereadores defensores da internacionalização do aeroporto, em conjunto com empresários, se reuniu na semana passada com representantes do Poder Executivo para alertar sobre o processo de concessão em trâmite na Artesp.

O deputado estadual Danilo Balas afirma que também foi procurado por vereadores de Sorocaba para tratar do assunto. “Primeiro temos um problema na parte de propriedade de área, há uma divergência que um pedaço é particular, outro pedaço é público, aí vem o município falando que tem parte, o Estado e a União também. Então, primeiro a gente tem que resolver essa parte jurídica, que já vem de longa data”, destaca.

Balas lembrou ainda que dois anos após ser inaugurado, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), já recebe voos de qualquer parte do mundo. A confirmação foi feita no dia 24 de junho de 2021 pela JHSF Participações, dona do aeroporto, e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Veja o aeroporto de São Roque, por exemplo. O Catarina foi uma construção gigantesca e o quanto de valores vão ficar na cidade e quantos empresários vão descer ali. Enquanto isso, Sorocaba está ficando para trás porque o governo estadual simplesmente abandonou a cidade e a região”, ressalta.

Busca de recursos em Brasília

O deputado estadual Danilo Balas também falou sobre sua recente ida a Brasília, onde esteve em contato com representantes do Ministério da Saúde, por exemplo, em busca de recursos para investimentos em obras e reformas na Santa Casa de Sorocaba. Além disso, Balas também fez contato em outras pastas federais em busca de mais investimentos para Sorocaba e região.

Balas visitou a redação do Cruzeiro do Sul ontem (6), à tarde, e foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Augusto Ferraz dos Santos, pelo presidente do Conselho Superior da FUA, Valdir Euclides Buffo Junior, e pelos membros Reinaldo Morato do Amaral e Ricardo Benites Martins. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos