Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu

Abastecimento de água em Itu tem rodízio

07 de Julho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Região do Pirapitingui fica sem água às segundas e quintas.
Região do Pirapitingui fica sem água às segundas e quintas. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CIS (6/7/2021))

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) começou ontem (6), na cidade de Itu, um novo sistema de rodízio no abastecimento de água para tentar preservar os mananciais que abastecem a cidade, já que o déficit de chuvas é considerado severo por especialistas. No momento, esses mananciais operam com 39,2% da capacidade média e seguem em estabilidade.

“O rodízio visa preservar os mananciais que dependem da recarga das chuvas (todos, com exceção dos Sistemas Mombaça e Pirajibu). O período de estiagem vai até o final de setembro. Ainda não temos como quantificar a economia gerada pelo rodízio em relação ao nível dos mananciais. Podemos dizer que reduzimos a vazão de tratamento de água nesses dias em nossas estações”, diz uma parte das respostas enviadas pelo CIS.

A segurança hídrica foi garantida anteriormente com investimentos em duas captações que não secam (Mombaça e Pirajibu), as quais, sozinhas, garantem 50% de água bruta para as operações. No entanto, é preciso preservar as outras bacias: São Miguel/Varejão, São Miguel; Itaim, Taquaral/Pirapitingui, Braiaiá, Gomes e São José). Vale lembrar, ainda, que a região do Pirapitingui (que engloba Pirajibu, São Miguel/Varejão e São Miguel) está próxima à Sorocaba.

O rodízio começou a ser feito no sistema 24h/24h na região central, ou seja, imóveis serão abastecidos dia sim e dia não, divididos em dois blocos. No Pirapitingui, a partir de ontem (6), o abastecimento tem interrupção às segundas e quintas, nos bairros Cidade Nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins (parcial), Hospital do Pira, CDM e AME. Já a Vila da Paz será abastecida com caminhão-pipa às terças, quintas e sábados. Outras localidades também entram no sistema de 24h/24h.

Segundo a Companhia, a população pode ajudar economizando água, com uma redução em até 30%, evitando o uso de mangueiras, diminuindo o tempo no banho, com reaproveitamento de água da máquina de lavar para serviços domésticos, entre outras medidas. Durante o período de rodízio, ainda sem data para acabar, a equipe da Prefeitura de Itu fará fiscalizações e aplicará multas, se necessário.

São consideradas situações de desperdício ações como lavar calçada com o uso contínuo da água; molhar ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente, e lavar veículos com uso contínuo de água. Por fim, as chamadas “pontas de rede”, ou seja, as últimas casas que recebem água, terão suporte emergencial de caminhões-pipa quando necessário. As solicitações podem ser feitas pelo Facebook da Companhia Ituana de Saneamento ou pelo WhatsApp (11) 94354-0219. (Marina Bufon)