Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura aguarda orientação para ampliar vacina da gripe

07 de Julho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Vacinação de grupos prioritários termina na sexta-feira (9).
Vacinação de grupos prioritários termina na sexta-feira (9). (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/7/2021))

Apesar da campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários terminar na sexta-feira (9), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), ainda não divulgou se irá ou não ampliar a imunização para toda a população a partir da segunda-feira (12). Mas, deverá seguir a orientação do Estado, que recomendou a ampliação para as cidades paulistas na segunda-feira (5).

Questionada a respeito, a SES informa que o município aguarda comunicado oficial do governo estadual sobre essa nova orientação. “Assim que houver, Sorocaba realizará a vacinação contra a gripe em toda a população”, informa. Até o momento, segundo a SES, a campanha na cidade imunizou 143.948 pessoas contra a gripe, o que representa uma cobertura vacinal de 63,51%. A meta é 90%, ou seja, ainda não foi atingida, prestes a encerrar.

No ano passado, até o término da campanha dos grupos prioritários, a cidade vacinou 196.566 pessoas contra a gripe, atingindo uma cobertura de 85,95%. Depois, com a ampliação da campanha para a população em geral, a cidade ultrapassou a meta de imunização dos grupos e vacinou no total mais de 220 mil pessoas. Por isso, a abertura para o restante da população é recomendado.

Segundo o governo estadual, as cidades paulistas podem usar as doses remanescentes para aplicação em pessoas de outras faixas etárias. A vacina da gripe pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade.

Mas, até sexta-feira (9), o foco continua sendo dos grupos prioritários. Em Sorocaba, a vacinação contra a gripe ocorre em 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h.

Deste modo, podem ser vacinar os seguintes grupos: crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; profissionais da área da Saúde; trabalhadores da Educação; pessoas acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas portadoras de deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Porém, o governo estadual decidiu abrir a campanha para o restante da população porque a cobertura vacinal, está baixo de 65% da meta, que é de 90% em praticamente todo o Estado. Mesmo assim, os grupos prioritários continuam sendo prioridade a partir desta segunda (12), nas cidades que decidirem abrir a imunização contra a gripe para a população em geral.

Grupos mais vacinados

Em Sorocaba, até o momento, de seis grupos prioritários, as puérperas (mães de recém-nascidos) e as crianças foram os que mais se imunizaram contra a gripe até o momento. Os dados foram divulgados na segunda-feira (5) pelo Estado. A Prefeitura de Sorocaba não informou os dados de vacinados por grupos, mas somente o número total.

De acordo com os números, na cidade já foram imunizadas 75,4% das mães de recém-nascidos. Deste modo, esse grupo lidera a imunização contra a gripe até o momento. Em segundo lugar aparece o grupo das crianças, com 68,1% de vacinadas. E em terceiro, as gestantes com 62,9%.

Já os trabalhadores da saúde aparecem em quarto lugar (61,1%) e os idosos em quinto com 59,4%. E os professores em último com 53% de imunizados contra a gripe.

Para a SES, a pandemia da Covid-19 pode ser um dos motivos para o não atingimento da meta de vacinação contra a gripe e, Sorocaba. “A pandemia pode ser um dificultador, como tem acontecido em todo País. Em Sorocaba, para maior tranquilidade da população e como medida preventiva, a vacina da gripe e outras de rotina são aplicadas em UBSs que não atendem pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19”, informa a pasta. 

Intervalos devem ser respeitados

Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

Se houver interesse em intercalar o cronograma, como a maior parte dos imunizantes contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra Covid-19.

Votorantim vai ampliar

A Prefeitura de Votorantim vai ampliar a partir de segunda-feira (12) a cobertura vacinal contra a gripe. As pessoas acima de 6 meses de idade, ainda não imunizadas, poderão receber a dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade.

A medida foi tomada por conta da decisão anunciada na segunda (5) pela Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo. As vacinas serão aplicadas enquanto durar o estoque.

De acordo com o último balanço, divulgado quinta-feira (1º) pela Secretaria de Saúde, mais de 24 mil pessoas já haviam sido vacinadas contra a gripe em Votorantim.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início em 12 de abril. As doses são fornecidas em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim. A vacina é aplicada durante o horário de funcionamento das salas de vacina de cada unidade. (Ana Cláudia Martins)