Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Parques têm atividades de férias on-line e grátis

06 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Parques públicos são importantes referências para a educação ambiental.
Parques públicos são importantes referências para a educação ambiental. (Crédito: ADIVAL B. PINTO / ARQUIVO JCS (14/3/2015))

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), oferece, aos sábados de julho, das 10h às 12h, uma programação on-line especial de férias dos parques municipais, voltada a crianças de 6 a 9 anos de idade e seus familiares. As inscrições já podem ser feitas, pelo site https://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

Com o tema “Conexão com a natureza”, as atividades de educação ambiental têm como intuito sensibilizar as crianças e suas famílias sobre a importância da preservação do meio ambiente, de forma lúdica, por meio de oficinas e atividades práticas. A programação gratuita será realizada pela plataforma Google Meet.

No sábado (10), o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas oferecerá a oficina “Vivências com a Natureza”, que abordará a desconexão com a natureza e o excesso de telas na infância, situação agravada em razão do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, um tema que vem chamando a atenção e causando preocupação nas pessoas em todo o mundo. São oferecidas 100 vagas.

No encontro, serão apresentados dados relacionados ao assunto e levantadas algumas reflexões, com o objetivo de sensibilizar os adultos para a importância de se proporcionar às crianças momentos de lazer junto à natureza.

A oficina, ainda, ensinará algumas atividades lúdicas para estimular esse contato de forma segura, além de apresentar parques e outros espaços ao ar livre de Sorocaba, materiais educativos e atividades disponíveis para que cada família possa enriquecer sua rotina, vivenciando momentos de conexão com seus filhos em ambiente natural da cidade.

No dia 17 de julho, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros promoverá a oficina “Os Rastros da Natureza”, que contará com bate-papo, encontro animal virtual e oficina. O objetivo da programação é abordar com as crianças sobre as marcas deixadas pelos animais que vivem nas florestas e de que maneira isso auxilia os pesquisadores em seu trabalho. São oferecidas 40 vagas.

No dia 24 de julho, o Parque da Biquinha terá a programação “Conectados com a Natureza”, na qual os participantes vão aprender a confeccionar um quadro, reaproveitando azulejo, piso e outros materiais, além de elementos da natureza, como folhas, flores, sementes, gravetos, entre outros.

O intuito é incentivar as crianças ao contato com a natureza, por meio de oficina lúdica interativa, estimulando a criatividade, o conhecimento dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), sensibilizando para o consumo consciente e cuidado com o meio ambiente em que vivemos. São oferecidas 40 vagas.

Para encerrar, no dia 31 de julho, o Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira terá uma programação especial, com o objetivo de apresentar a biodiversidade existente no parque e estimular o uso consciente dos recursos naturais, além de incentivar a criatividade infantil e o envolvimento das famílias na conexão ou reconexão com a natureza.

Uma delas será uma oficina para confeccionar um peixe de tecido, com preenchimento de paina da planta aquática taboa. Em outra atividade, as crianças participarão de uma oficina de pintura, com a confecção de tinta a partir de tons de terra do parque. Já, na terceira e última oficina, os pequenos produzirão um desenho sobre a vivência com o uso das tintas. São oferecidas 40 vagas.

Outras informações sobre a programação on-line especial de férias de julho dos parques municipais de Sorocaba podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3219-2280. (Da Redação)