Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Baixa temperatura e tempo seco agrava as doenças respiratórias

Em Sorocaba, a umidade relativa do ar deve ficar em 20% no fim de semana

02 de Julho de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Não há previsão de chuva nos próximos dias. As mínimas devem variar entre 7ºC e 10ºC.
Não há previsão de chuva nos próximos dias. As mínimas devem variar entre 7ºC e 10ºC. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (18/7/2018))

O mês de julho começou com baixas temperaturas e tempo seco na região de Sorocaba. Esta época do ano é propícia para o desencadeamento de doenças respiratórias, infecções virais e bacterianas, além de poder provocar problemas oculares e alergias. É necessário redobrar os cuidados com a saúde nos próximos dias, visto que a condição climática se estende para o fim de semana, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para a umidade relativa do ar para o organismo humano é entre 40% a 70%. Quando o nível cai para 30%, é considerada uma situação de alerta e os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes. Em Sorocaba, as taxas de umidade ficarão em níveis mínimos de 20% no fim de semana. O horário crítico ocorre entre 13h e 16h, de hoje (2) e amanhã (3).

Os principais sintomas provocados por essas condições atmosféricas são: dor de cabeça; irritação nos olhos, nariz e garganta; pele seca; hemorragias nasais; desidratação; alteração na voz e olho seco. O risco de transmissão de doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias também são potencializados com a baixa umidade.

Alguns cuidados pessoais e também com o ambiente podem ser seguidos para amenizar os impactos do tempo seco no organismo. Recomenda-se que as pessoas bebam bastante água, mesmo sem sede; hidratem a pele e utilizem hidratantes labiais. Na hora do banho, a dica é não passar muito tempo debaixo do chuveiro. A água deve ser mantida em temperatura morna a fria e o sabonete utilizado tem que ser neutro. O uso de buchas pode ser dispensado.

A prática de esportes em locais de muita poluição e em horários críticos deve ser evitada, assim como ambientes onde há fumaça de cigarros. Umidificador de ar pode ser usado em casa para manter os níveis saudáveis de umidade, uma bacia com água também pode ser utilizada como alternativa.

Previsão

Hoje (2), a manhã será ensolarada, menos fria em relação aos dias anteriores e sem nuvens. A temperatura mínima prevista é de 7ºC e a máxima de 24ºC. Não há possibilidade de chuva e, durante à noite, o tempo continua aberto. A umidade relativa do ar tem níveis mínimos no período da tarde, com 20%

Amanhã (3), a temperatura alcança níveis ligeiramente mais altos nos termômetros, com temperatura mínima de 9ºC e máxima de 25ºC. O dia nasce com algumas nuvens, mas não chove. A umidade baixa, com nível mantido em 20%, permanece no período da tarde.
As nuvens se mantêm à noite.

A previsão para domingo (4) é manhã com bastante neblina, com o sol prevalecendo durante o dia. Haverá bastante nuvens, sem a ocorrência de chuva. A temperatura mínima prevista é de 10ºC e a máxima deve chegar aos 23ºC. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: do Fogaça)