Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Produtores rurais têm perdas e preços sobem

02 de Julho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Frio afeta produção de frutas, legumes e hortaliças na região.
Frio afeta produção de frutas, legumes e hortaliças na região. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As baixas temperaturas e até geadas que atingiram a Região Metropolitana de Sorocaba nesta semana já apresentaram reflexos na produção de alguns produtos hortifrutigranjeiros, principalmente em Piedade, que chegou a registrar temperatura negativa.

“A gente teve perdas por aqui. Minha primeira florada de morangos, que não é em estufas, fui muito prejudicada. As abobrinhas, perdi tudo, nas folhas também tivemos perda total, na alface, escarola”, disse a pequena produtora Vanessa Moreti da Silva, da região da Vila Élvio.

Ela e o marido vivem exclusivamente da venda desses produtos, que, além de morango e abobrinha, ainda abarcam batata doce, inhame, berinjela, tomate, couve e outros tantos alimentos. Esses problemas de produção acabam afetando, consequentemente, os preços nas prateleiras do mercado, algo que já aconteceu durante esta semana, bastante fria.

“Compro semanalmente os produtos hortifruti. Nesta semana ainda não comprei, mas vi que teve reajuste de preço na cebola, tomate, alface, cenoura e outros... Não tem como substituir, pois são itens básicos de uma refeição”, disse a aposentada Ivone Nunes, que realiza as compras de sua casa.

Luiz Antonio Marcello, presidente do Sindicato Rural de Sorocaba, confirmou o que Ivone percebeu ao olhar os produtos: o clima frio interferiu diretamente na produção de frutas, verduras e legumes por aqui, além, principalmente, da falta de chuvas que atinge a região há alguns meses.

“Desde abril estamos sem chuvas normais. Estamos entrando agora nos meses de julho e agosto, sem previsão de chuvas também. E com esse frio e essa geada forte, muita coisa foi atingida, principalmente as frutas, como a banana, as pastagens queimaram. Ninguém estava esperando essa geada tão forte”, disse.

Ele ainda explicou que a irrigação também é extremamente importante nos períodos mais frios, pois acaba funcionando como uma proteção a essa categoria de alimento. As estufas também garantem essa camada contra diversas intempéries, como explicou a pequena agricultora Rosa Kanno, também de Piedade, que não foi tão afetada. A situação com Vanessa foi diferente: “Eu não tenho estufa, então perdi muita coisa. Às vezes conseguimos aumentar um pouco o preço para tentar sair do prejuízo, mas é difícil. Agora é torcer para que, lá na frente, na próxima florada, dê morangos a mais”, disse Vanessa. (Marina Bufon)