Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas

Piedade chegou a zerar os termômetros; produtores rurais se preocupam com os prejuízos

30 de Junho de 2021 às 14:53
Wilma Antunes [email protected]
Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas (Piedade)
Piedade chegou a zerar os termômetros nesta madrugada. (Crédito: Cortesia)

As temperaturas caíram bastante na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) durante a madrugada desta quarta-feira (30). Piedade chegou a zerar os termômetros, a cidade vizinha — uma das maiores produtoras agrícolas do Estado de São Paulo — teve suas plantações atingidas por geadas. O fenômeno causa preocupação nos agricultores devido os prejuízos econômicos que são provocados nas lavouras.

“Geou bastante. Tinha gelo por todo lado, inclusive nas alfaces. Estava muito frio, a hora que a gente cortava alface, marcava 2ºC. Na hora, os impactos da geada não aparecem, mas, depois as consequências vêm. Por se tratar de uma verdura sensível ao frio, a alface queima toda”, explica o produtor rural Wagner Hopper, de 39 anos.

Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas (Piedade) - Cortesia
Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas (Piedade) (crédito: Cortesia)

Luiz Maciel, de 42 anos, também é produtor e tem plantação de salsa e rabanete. Ele conta que a geada foi muito intensa e, por pouco, não perdeu os produtos que trazem sustento para dentro de casa. “Fazia tempo que não geava assim. A geada queima as folhas das mercadorias, principalmente das hortaliças. A princípio, não tivemos prejuízo, pois fizemos a colheita. Mas, se a geada continuar, provavelmente os produtos sofrerão um grande impacto negativo e não poderão ser comercializados”, conta.

Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas (Piedade) - Cortesia
Região de Sorocaba tem frio intenso e geadas (Piedade) (crédito: Cortesia)

Ainda nesta quarta, Sorocaba registrou temperatura mínima de 3°C. Em alguns pontos da cidade, como o bairro Wanel Ville, também geou. Outros municípios atingidos pelo fenômeno foram São Roque, com temperatura mínima de 1ºC; Araçoiaba da Serra, mínima de 2ºC, e Capela do Alto, também com a mínima de 2ºC.

Previsão

O clima gelado, com possibilidades de geadas, deve permanecer na região de Sorocaba até o fim da semana. Além do frio intenso promover as médias mais baixas do ano, a umidade do ar também diminui significativamente, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda brusca na temperatura ocorre por conta da formação de um ciclone extratropical ao largo da costa do Uruguai.

Na quinta-feira (1º), o dia amanhece ensolarado, mas as nuvens aumentam no decorrer da tarde. Os termômetros podem marcar 4°C durante madrugada. Já a temperatura máxima não deve passar dos 20ºC. Há possibilidades de geada e, apesar de muito frio, não deve ventar muito. A umidade relativa do ar fica entre 90% a 40%.

A temperatura se eleva ligeiramente a partir de sexta-feira (2). O dia também começa ensolarado e sem nuvens. A temperatura mínima prevista é de 8°C, já a máxima é de 24º. A noite conta com o tempo aberto, ainda sem nuvens. O vento na região varia entre fraco e moderado, com umidade relativa do ar entre 70% a 25%.

Sábado (3), o sol nasce acompanhado de algumas nuvens. O frio intenso começa a dar uma trégua, com temperatura mínima de 10ºC e máxima de 27ºC. O vento ainda varia de fraco a moderado, com umidade relativa do ar entre 90% a 60%. Não há possibilidade de chuva.