Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Funcionário do mês

Adotado, cachorrinho agrada clientes em loja de calçados

30 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
"Negão" dá expediente todo dia na loja no centro da cidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Ele chegou de mansinho, foi entrando e ficou encolhido debaixo do balcão de uma loja de sapatos no Centro de Sorocaba. Estava magro, sujo, com pulgas e muito carente de atenção. Mas não adiantaria nenhuma desculpa do tipo “não há espaço para você”, porque já tinha decidido que ali era de fato o seu lugar.

Passaram-se dias até que o tal do cachorrinho fosse admitido no “primeiro emprego”. Ele ainda ganhou um nome e um lar. Negão, como passou a ser carinhosamente chamado, mostrou serviço rapidamente e agora desfruta do título de “funcionário do mês” na loja Alex Calçados. Ele tem cumprido bem as suas tarefas, vigiando o local e atraindo cada vez mais clientes. Dedicado, todos os dias, quando chega a hora de trabalhar, Negão acorda seus tutores para mais um dia de serviço.

De acordo com os proprietários da loja, Alexandre Raszl Peres e Kelly Cristina de Campos Peres, quando o cachorrinho apareceu -- tinha por volta de um ano de idade -- eles pensaram que poderia ter escapado de algum lugar e estivesse perdido. Por isso, resolveram postar nas redes sociais a foto, perguntando pelo dono. Passaram-se 30 dias, sem aparecer ninguém. O casal já tinha dois cachorros e seria complicado ficar com mais um. “Nosso quintal não é muito grande, então decidimos colocar para adoção”, conta Alexandre.

Com o passar do tempo, e a presença diária na loja, Negão foi cativando não apenas os proprietários, como também clientes e vizinhos. E foi assim que acabou sendo adotado por Alexandre e Kelly, que deram um jeitinho de adaptar o quintal para mais um morador. “Ele é dócil, faz amizade facilmente. Nunca chegou nem mesmo a rosnar pra ninguém. Somos apaixonados por ele. É nossa alegria”, afirma Alexandre, todo orgulhoso do mascote da loja.


O fato de Negão ter se afeiçoado à loja e gostar muito do local deu origem à ideia de fazer uma brincadeira, elevando o animalzinho ao posto de “funcionário do mês”. Kelly e Alexandre contam que ele gosta tanto de ir trabalhar, que logo de manhã os acorda para irem juntos ao ser

  - FÁBIO ROGÉRIO
(crédito: FÁBIO ROGÉRIO)
viço. Na hora de fechar a loja, basta falar “vamos pra casa”, que Negão já dá um jeito de ir pro colo. Sabe que encerrou o expediente e é hora de descansar.

Alexandre conta que as pessoas gostam tanto do Negão que chegam a levar biscoitinhos pra ele, gostam de agradá-lo. “Ele nos escolheu, mas não é o primeiro que resgatamos da rua. Considero importante incentivar a adoção. Os animais ganham um lar e nos dão alegria, demonstram uma gratidão muito grande”, diz o tutor.

A reportagem soube de Negão porque uma leitora do jornal Cruzeiro do Sul foi até a loja e ficou sensibilizada com a história. Ela disse que achou muito bonita a atitude dos proprietários e, na sua opinião, todos deveriam seguir o que essa loja fez. “Estamos enfrentando um número muito grande de abandono de animais e histórias assim podem incentivar outras pessoas a adotarem um animal.”

Melhores amigos

Negão e Mateus se conhecem há quatro anos e são melhores amigos  - Fábio Rogério (29/06/2021)
Negão e Mateus se conhecem há quatro anos e são melhores amigos (crédito: Fábio Rogério (29/06/2021) )

Negão e o pequeno Mateus Schenato se conhecem há quatro anos. Na época que passou pela loja e viu o cachorro, Mateus tinha apenas 2 aninhos e desde então sempre vai visitá-lo. “É o meu melhor amigo, sempre que venho no Centro da cidade eu passo para brincar com ele”, conta.

Mesmo quando estão bem distantes da loja, Mateus dá um jeito de fazer sua mãe passar por lá. Os dois estão crescendo juntos. Hoje, Negão está com 5 anos e Mateus com 6. (Daniela Jacinto)