Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio Ambiente

Parque "Chico Mendes" é reabastecido com mudas de 17 espécies para doação

Cada morador ou veículo pode retirar até 10 mudas, por mês

29 de Junho de 2021 às 14:17
Da Redação [email protected]
O espaço conta atualmente com mudas de romã, goiaba, araçá-roxo, jenipapo, entre outras
O espaço conta atualmente com mudas de romã, goiaba, araçá-roxo, jenipapo, entre outras (Crédito: Divulgação)

Depois da grande procura pela população, na semana passada, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), reabasteceu, na segunda-feira (28), o Parque Natural “Chico Mendes”, com 1.319 exemplares de 17 espécies para doação. Cada morador ou veículo pode retirar até 10 mudas, por mês, de acordo com a disponibilidade do local, sempre de terça a sexta-feira, das 8h às 12h.

O espaço conta atualmente com mudas de romã, goiaba, araçá-roxo, jenipapo, aroeira-pimenteira, urucum, cabreúva, ingá-do-brejo, mirindiba, ipê-branco, ipê-roxo, perpétua-do-mato, palmeira fênix, palmeira rabo-de-peixe, palmeira-leque, palmeira seafórtia e palmeira real.

A ação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade visa estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Entre os benefícios, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Todas as mudas são produzidas no viveiro municipal, localizado no Hortinho, e possuem, em média, 50 centímetros de altura. Ao retirá-las, o cidadão assina um termo de responsabilidade, no qual se compromete a cuidar dessas árvores, proporcionando todas as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

O Parque “Chico Mendes” está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].