Buscar no Cruzeiro

Buscar

SUS

Médica de Sorocaba é convidada a participar de comissão pelo Ministério da Saúde

Prof.ª Dra. Matilde Sposito ajudará a definir as novas diretrizes do SUS para o tratamento da espasticidade

29 de Junho de 2021 às 12:41
Da Redação [email protected]
Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina
Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina (Crédito: Elson Yabiku)

A Prof.ª Dra. Matilde Sposito, médica fisiatra especialista em bloqueios neuroquímicos, foi convidada pelo Ministério da Saúde a integrar uma comissão que define os protocolos médicos e diretrizes clínicas que devem ser aplicadas no tratamento da espasticidade, sintoma que aparece em diferentes patologias neurológicas que afetam o sistema nervoso central, como sequelas de AVC e paralisia cerebral.

Essas novas diretrizes serão recomendadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos convênios médicos, que deverão seguir os novos protocolos durante o tratamento de pacientes com a doença. De todo o Brasil, a Prof.ª Dra. Matilde foi escolhida para integrar a comissão, junto com outros três médicos especialistas.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos que estabelecem critérios para o diagnóstico da doença ou do agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos, a serem seguidos pelos gestores do SUS. Devem ser baseados em evidência científica e considerar critérios de eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade das tecnologias recomendadas. O protocolo de atendimento atual será revisado e atualizado

Normalmente, essa atualização é realizada, aproximadamente, a cada quatro anos. Prof.ª Dra. Matilde agora irá participar de reuniões on-line com os outros especialistas e, ao finalizar o novo PCDT, ele será publicado no Diário Oficial da União e passará a valer como norma oficial do SUS.

Prof.ª Dra. Matilde Sposito é graduada pela Faculdade Bandeirante de Medicina e especialista em Medicina de Reabilitação pela New York University (NYU), nos EUA. Possui residência médica na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de São Paulo e é pós-graduada em medicina com o título de Doutora (Mestrado e Doutorado Stricto Senso) pela Escola Paulista de Medicina. Possui curso em pesquisas clínicas (Clinical Trials) pela Universidade de Harvard, nos EUA e também atua na área de consultoria, sendo assessora médica em neurociências, para o Brasil e a América Latina, do Grupo Medical Affairs da Allergan Produtos Farmacêuticos. Além disso, faz parte do grupo Mentors do Allergan Medical Institute, para estudos da espasticidade.