Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pela paz

Laelso Rodrigues recebe título de Embaixador da Paz, pela UPF

A UPF é uma ONG, com status consultivo, no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e está presente em mais de 180 países

29 de Junho de 2021 às 01:49
Ana Claudia Martins [email protected]
Laelso Rodrigues (ao centro), junto com Neudir Simão, Arlindo Batista Chapeta, Arquiariano Bites Leão, Koichi Sasaki e Onnan Sasaki (da esquerda para a direita)
Laelso Rodrigues (ao centro), junto com Neudir Simão, Arlindo Batista Chapeta, Arquiariano Bites Leão, Koichi Sasaki e Onnan Sasaki (da esquerda para a direita) (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/6/2021))

O Grão-Mestre Geral de Honra do Grande Oriente do Brasil (GOB), Laelso Rodrigues, 89 anos, recebeu na manhã de ontem (28) o título de Embaixador da Paz, da Federação para a Paz Universal (UPF). Laelso Rodrigues também é conselheiro e um dos instituidores da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul.

A UPF é uma ONG, com status consultivo, no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e está presente em mais de 180 países. Com uma rede global de Embaixadores da Paz, eles apoiam a visão da construção de uma sociedade pacífica, alicerçada nos princípios da coexistência, prosperidade mútua e valores universalmente compartilhados. A UPF foi criada em 2005 na Coreia do Sul.

A cerimônia de entrega de títulos de Embaixadores da Paz ocorreu na sede da FUA, que fica no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. Além de Laelso Rodrigues, também foram homenageados com o título de Embaixador da Paz, os maçons do Grande Oriente do Brasil (GOB) Arquiariano Bites Leão e Arlindo Batista Chapeta.

Os títulos foram entregues aos três pelo presidente nacional da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, Koichi Sasaki, e sua esposa e presidente da Associação das Mulheres para a Paz Mundial, Onnan Sasaki, e também pelo secretário-geral da UPF na América do Sul e presidente da UPF no Brasil, Neudir Simão Ferabolli. Antes da entrega dos títulos, os três homenageados fizeram um brinde pela paz.

A iniciativa dos Embaixadores da Paz foi lançada em 2001 pelo Reverendo. Dr. Sun Myung Moon e sua esposa, e se tornou uma rede global de líderes representando a diversidade religiosa e étnica, de todos os segmentos das atividades humanas.
Eles reconhecem e compartilham princípios comuns e estão comprometidos no caminho para promover a reconciliação, vencer as barreiras e construir um mundo da cultura da Paz.

“O título de Embaixador da Paz é uma retribuição às realizações voltadas para a paz e bem-estar da comunidade aonde atua. Os homenageados são exemplos disso”, destaca Neudir Simão.

Laelso Rodrigues agradeceu o título e a homenagem recebida. “Recebo com muita alegria e satisfação e aprendi na minha vida profissional que o trabalho voluntário é fundamental também na promoção da paz social. E, por isso, a FUA mantém esse trabalho social por meio de suas entidades assistenciais, por conta do respaldo da Loja Maçônica Perseverança III”, ressalta.

Arquiariano e Arlindo também agradeceram os títulos recebidos e destacaram a importância da família e também das mulheres na busca pela paz. “O título aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em busca da paz, e a importância da família nesse sentido é enorme”, afirma Arquiariano. Arlindo: “Nós, maçons, seguimos nossos princípios e um deles é a preservação da família, que tem que ser respeitada”.

Também participaram do evento o presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Manoel Francisco Vasques; o promotor de Justiça Antonio Domingues Farto Neto; o secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner; o deputado federal Guiga Peixoto (PSL); a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues e o presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano, Laor Rodrigues, entre outros maçons e convidados. (Ana Cláudia Martins)