Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Sorocaba registra cinco óbitos por Covid-19 neste domingo

A cidade também registrou 237 casos confirmados da Covid-19 e 60 recuperados da doença

27 de Junho de 2021 às 15:14
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Pesquisa da Fiocruz chama atenção para importância da testagem.
Em Sorocaba, 1.025 pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus aguardam resultados de exames (Crédito: DAMIEN MEYER / ARQUIVO AFP)

Sorocaba registrou cinco óbitos por Covid-19 neste domingo (27), conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES). Além disso, em 24 horas, a cidade recebeu a notificação de mais 237 casos confirmados com a doença. Neste domingo, outros 60 pacientes se recuperaram da Covid-19 em Sorocaba. Desde o início da pandemia, a cidade soma 68.282 recuperados, 72.131 casos confirmados e 2.293 óbitos. De acordo com a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Do total de casos confirmados em Sorocaba, 357 estão internados, sendo 181 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 1.199 pessoas se recuperam da Covid-19 em isolamento domiciliar na cidade. Neste domingo, houve aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus na cidade, passando de 844 para 1.025. Todas elas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, 91 estão internados em hospitais da cidade, sendo 29 em UTI. Há três óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 134.496.

Já os cinco óbitos registrados neste domingo ocorreram desde o último sábado (26), mas só foram informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados no dia de hoje (27 de junho). Entre os óbitos, estão uma mulher de 60 anos, hipertensa e paciente oncológico, que faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 27 de junho; um homem de 64 anos, sem comorbidades, que faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 26 de junho; um homem de 85 anos, hipertenso, diabético e com doença pulmonar crônica, que faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 26 de junho; um homem de 82 anos, cardiopata e com doença renal crônica, que faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 26 de junho; e um homem de 34 anos, sem comorbidades, que faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 26 de junho.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (27), no Hospital Estadual Adib Jatene, oito leitos clínicos Covid estão ocupados, sendo oito pactuados. Já os 30 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 100% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui 17 leitos clínicos Covid e três estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 32 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 29 estão ocupados. O AME possui dois leitos clínicos Covid e dois encontram-se ocupados. Dos oito leitos de UTI Covid deste local, sete possuem pacientes.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 76,19% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 16 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 96,36%, o que representa 53 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 12 estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid e um está ocupado. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, três estão ocupados. O mesmo hospital também possui um leito infantil de UTI Covid que se encontra ocupado. O Hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e cinco estão ocupados. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, três encontram-se ocupados.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 36 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 40. Dos 20 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 19 estão ocupados. O Centro de Estabilização Zona Oeste possui sete leitos de enfermaria ocupados do total de 10 pactuados. Dos 23 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 19 encontram-se ocupados. Já o Centro de Estabilização Zona Norte está com 16 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 16. Dos quatro leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, quatro estão ocupados. O Centro de Estabilização Covid Éden está com 13 leitos clínicos ocupados, do total de 16. Dos quatro leitos de Suporte Ventilatório Avançado, três estão ocupados. O Centro de Estabilização Covid Zona Leste está com 27 leitos clínicos ocupados do total de 27. Dos três leitos de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.

Rede particular

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 100% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (69 leitos ocupados dos 69 pactuados) e 100% dos de UTI (41 leitos ocupados dos 41 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se ocupado. O Samaritano possui 28 leitos clínicos Covid ocupados do total de 28 existentes. Já a UTI Covid está com 36 leitos ocupados dos 36 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, um está ocupado. O Hospital Evangélico está com 100% de ocupação de sua UTI Covid (32 ocupados dos 32 pactuados) e 100% dos leitos clínicos (21 leitos ocupados dos 21 pactuados). O Hospital Amhemed possui quatro leitos clínicos Covid ocupados, sendo 13 pactuados. Já a UTI do mesmo hospital possui seis leitos ocupados do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. Dessa forma, a pasta destaca a necessidade das pessoas continuarem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.