Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

População reclama de abandono dos parques

Frequentadores querem manutenção e também fiscalização por parte da Prefeitura

27 de Junho de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Parque da Vila Formosa tem também banco quebrado e falta de iluminação.
Parque da Vila Formosa tem também banco quebrado e falta de iluminação. (Crédito: Fábio Rogério)

Vizinhos e frequentadores de parques municipais de Sorocaba denunciam as condições inadequadas desses espaços públicos. Entre as principais reclamações está a falta de manutenção, a ausência da GCM e a utilização das instalações desses locais em dormitório para pessoas em situação de rua. Segundo a Prefeitura, medidas estão sendo tomadas para reparar os parques.

Conforme levantamento feito por meio das redes sociais do jornal Cruzeiro do Sul, os principais apontamentos foram contra o Parque dos Espanhóis, localizado na Vila Assis, em Sorocaba, que, segundo os internautas, está sujo, com mato alto, bancos e calçadas quebradas, além da falta de iluminação e o mau cheiro do lago. A reportagem foi até o local e apurou que, de fato, o parque se encontra sem manutenção recente.

Já o Parque das Águas está todo pichado e apresenta buracos na ciclovia. - Fábio Rogério
Já o Parque das Águas está todo pichado e apresenta buracos na ciclovia. (crédito: Fábio Rogério)

O internauta Guilherme Pereira se manifestou nas redes sociais do jornal. “O Parque dos Espanhóis está abandonado, com calçadas quebradas, lâmpadas queimadas e falta geral de manutenção e de sinalização no entorno”, criticou.

O Parque da Formosa, localizado na Vila Formosa, também foi alvo de reclamações. Segundo os leitores, os principais problemas são a falta de roçagem do mato alto, a falta de iluminação, poucos equipamentos de lazer e pouca fiscalização no local. A reportagem também foi até o parque e confirmou as situações apontadas.

Com relação ao Parque da Águas, no Jardim Abaeté, as críticas foram os buracos na ciclovia, a falta de iluminação e os aparelhos de ginástica quebrados e enferrujados.

De acordo com os internautas, o Parque Dom Quixote, na Vila Independência, sofre com brinquedos e bebedouros quebrados.

No Parque das Águas, o maior risco são os aparelhos de ginástica enferrujados. - Fábio Rogério
No Parque das Águas, o maior risco são os aparelhos de ginástica enferrujados. (crédito: Fábio Rogério)

O parque Carlos Alberto de Souza, no bairro Campolim, zona sul da cidade, também foi criticado pela falta de iluminação, desnível das calçadas e falta de fiscalização policial.

Igualmente o Parque Amadeu Franciulli, no bairro Vitória Régia, na zona norte, recebeu críticas pela falta de iluminação e fiscalização, e ainda há relatos de que o parque esteja coberto por algas.

A internauta Beth Flamenca sugeriu maior fiscalização nos parques. “Acredito que o ideal seria monitorar os parques através de câmeras e policiais para que todos tenhamos consciência em manter e cuidar do que é nosso”, disse.

Em fase de licitação

A Prefeitura de Sorocaba se posicionou alegando que tem conhecimento sobre as “inúmeras demandas deixadas por fazer há anos na cidade por administrações anteriores” e que “trabalha diariamente, de domingo a domingo, para atender essas solicitações em todas as regiões do município”. Todas as demandas de manutenção dos equipamentos de ginástica, dos bancos, calçadas e playgrounds já estão em fase de licitação, com previsão para julho, afirmou a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Parque dos Espanhóis tem água parada, lâmpadas queimadas e calçadas quebradas. - Fábio Rogério
Parque dos Espanhóis tem água parada, lâmpadas queimadas e calçadas quebradas. (crédito: Fábio Rogério)

Sobre o Parque dos Espanhóis, a Serpo informou que a roçagem da vegetação é feita periodicamente e a varrição é feita quinzenalmente. Além disso, um novo serviço de roçagem já está programado para julho, conforme a municipalidade. Já a manutenção da iluminação pública será incluída em julho.

A municipalidade também informou sobre a ação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. “O Saae Sorocaba esteve no parque, no último dia 4 de junho, onde foi feita a limpeza das tubulações que escoam a água do lago, as quais estavam obstruídas por galhos secos e lixo descartados de maneira incorreta. Também foi realizada vistoria no entorno do parque, mas não foi localizado vazamento de esgoto”, disse.

Ainda no Parque dos Espanhóis, o mau cheiro do lago foi criticado. - Fábio Rogério
Ainda no Parque dos Espanhóis, o mau cheiro do lago foi criticado. (crédito: Fábio Rogério)

Com relação ao Parque da Vila Formosa, a Serpo afirmou que o local recebeu serviço de roçagem na última semana e que a varrição é realizada de segunda a sábado. Segundo a pasta, uma equipe técnica já retirou os equipamentos inutilizados e outra equipe será enviada para verificar a demanda de iluminação.

A varrição é realizada de segunda a segunda, de acordo com a Secretaria. Além disso, uma equipe também foi ao local para reparos emergenciais e retirada de equipamentos inutilizados. Sobre a falta de iluminação, a Prefeitura informou que “promoveu reparo na iluminação pública próximo à área conhecida como piscinão, no último dia 9 de junho”.

O Parque Dom Quixote também conta com varrição de segunda a sábado. A pasta ainda informa que a “manutenção da iluminação pública foi finalizada no último dia 5 de junho”.

Sobre o Parque Campolim, a municipalidade explicou que a varrição é realizada diariamente e que há um projeto para a iluminação pública local. “Referente à iluminação pública, encontra-se em estudo um projeto de adequação da arborização e, consequentemente, da manutenção em locais onde não há acesso para reparos na iluminação pública, além da elaboração de projeto para eficiência energética (substituição das lâmpadas comuns por tecnologia de LED)”, disse a Serpo.

Na Vila Formosa, o principal problema é a falta de roçagem do mato. - Fábio Rogério
Na Vila Formosa, o principal problema é a falta de roçagem do mato. (crédito: Fábio Rogério)

Por fim, o órgão municipal informou que a varrição no Parque Amadeu Franciulli é realizada semanalmente. A Secretaria “já estuda ações para realizar a limpeza da planta aquática. Informa, ainda, que encontra-se em estudo um projeto completo para a recuperação do sistema de iluminação pública existente”.

Já sobre a segurança pública nesses espaços, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que mantém patrulhamento diário nos parques e praças. “Informa, ainda, que mantém equipes de patrulhamento 24 horas, por dia, especificamente no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis.”

A Secretaria de Cidadania (Secid) ainda explicou que, em parceria com a Controladoria Geral, GCM e Serviços de Obras Sociais (SOS), deve levar equipes do programa Humanização para oferecer acolhimento, cuidado e serviços sociais às pessoas em situação de rua que se instalam nesses espaços. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos