Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita presidencial

Visita de Bolsonaro altera rotina da cidade

Sorocaba teve policiamento reforçado e vias foram interditadas durante presença de Chefe de Estado

25 de Junho de 2021 às 17:28
Marcel Scinocca [email protected]
Presidente chega no PTS
Presidente chega no PTS (Crédito: Fábio Rogério)

O presidente Jair Bolsonaro, sem partido, passou praticamente toda a manhã e parte da tarde de sexta-feira (25) em Sorocaba. O chefe do Executivo participou de dois eventos na cidade, ambos voltados para a tecnologia. Trata-se da primeira visita oficial do chefe de Estado na cidade.

A comitiva com o presidente da República desembarcou no Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz por volta das 9h20, quando foi recebida por autoridades da cidade, incluindo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e os vereadores Luis Santos (Republicanos), Vinícius Aith (PRTB) e Vitão do Cachorrão (MDB). Apoiadores aguardavam o presidente no estacionamento do local. Bolsonaro, como de costume, foi ao encontro da multidão, que incluía até crianças.

Na saída, rumo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Bolsonaro deixou o aeroporto. Durante o trajeto, ele estava com boa parte do corpo fora do veículo, quando acenava para os apoiadores. Na Facens, durante o segundo compromisso, Bolsonaro novamente foi ao encontro dos apoiadores.

Em todos os locais em que o presidente teria agenda, houve reforço de policiamento, que incluiu a cavalaria e o helicóptero da Polícia Militar. Toda a visita também foi acompanhada por agentes da Guarda Municipal e da Urbes. Vias foram interditadas durante a visita e durante o embarque e desembarque de Bolsonaro. Como exemplo, a rua Facens, que margeia a rodovia Senador Ermírio de Moraes -- Castelinho --, e a avenida Santos Dumont, próxima ao aeroporto.

Os apoiadores do presidente estiveram presentes em bom número tanto no aeroporto, como no PTS e Facens -- além de se fazerem presentes em trechos ao longo dos trajetos. Houve manifestação contra o presidente da República em pelo menos duas concentrações. Os grupos estavam na entrada da Facens e no acesso à universidade, na Castelinho. Muitos usavam faixas contra o presidente. Houve gritos contra o Bolsonaro e princípio de tumulto entre os grupos de apoio e de protesto, fato controlado pela Polícia Militar.

Um veículo de imprensa de uma emissora de TV de São Paulo chegou a ser chutado durante a visita. Outros profissionais da imprensa foram hostilizados. Também foi proibida a realização de imagens de vídeo com equipamentos profissionais no estacionamento do Aeroporto de Sorocaba. No PTS, durante coletiva de imprensa, o presidente, ao responder a uma jornalista, disse que ela deveria voltar para a escola. O questionamento era sobre a compra de vacinas. Bolsonaro não usava máscara. Praticamente toda a coletiva, incluindo agentes políticos de Sorocaba, também dispensaram o uso do equipamento.

Não houve divulgação de números de participantes de nenhuma das concentrações, de apoiadores e manifestantes. Após deixar Sorocaba, por volta das 13h, o presidente da República seguiu viagem para Santa Catarina, onde deu sequência à agenda presidencial. (Marcel Scinocca)