Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita presidencial

Em evento em Sorocaba, Bolsonaro exalta tecnologia e agronegócio

Evento na Facens marcou segundo compromisso da agenda do chefe do Executivo em Sorocaba

25 de Junho de 2021 às 16:53
Marcel Scinocca [email protected]
Bolsonaro também discursa
Bolsonaro também discursa (Crédito: Fábio Rogério)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sem partido, teve como o segundo compromisso de agenda em Sorocaba nesta sexta-feira (25) a inauguração de um novo sistema de tecnologia usando 5G voltada para o agronégócio. O evento ocorreu no Centro Universitário Facens, às margens da rodovia Senador José Ermírio de Moraes.

Bolsonaro descerrou a placa de inauguração do Ecossistema 5G, do Campus da Facens, oportunidade em que falou de vários assuntos, em especial, de tecnologia. “Sou um apaixonada por ciência e tecnologia”, iniciou o chefe do Executivo Federal. O presidente teceu elogios ao ministro Marcos Pontes e falou da experiência de estar em uma máquina via satélite. “É um orgulho para todos nós ter Marcos Pontes a frente deste ministério”, afirma. Ele também destacou a importância do agro para a economia do Brasil. “O agro segurou a nossa economia no ano passado. O homem do campo não ficou em casa. Se tivesse ficado, seria um desastre. Assim como o Governo Federal, que fez de tudo para que nada fosse fechado no Brasil”, disse o presidente.

Na sequência, o presidente falou sobre um projeto de lei em tramitação sobre a demarcação de terras indígenas. “No dia de ontem, conseguimos aprovar na Comissão de Constituição e Justiça um projeto que dá muito direito aos índios”, comenta. ‘Queremos cada vez mais integrar o índio à sociedade. E essa tecnologia é muito bem-vida. o Agronegócio veio para ficar‘, comenta.

Durante o evento , Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, abriu os discursos de agentes públicos e entregou ao presidente um troféu de reconhecimento. “O senhor será sempre bem-vindo a Sorocaba”, afirmou. Fábio Farias, ministro das Comunicações, exaltou a tecnologia na agricultura e destacou ainda o alinhamento de sua pasta com a Agricultura. ‘A gente vai ter um ganho de eficiência. Estaremos fazendo escola ao mundo. 5G é o Brasil na vanguarda‘, garante.

Tereza Cristina -- Agricultura -- tratou a Facens como casa da tecnologia. Segundo ela, a ideia e dobrar a conectividade, aumentando o PIB do País. “É um prazer enorme mostrar do que somos capazes. Esse é o caminho da agricultura moderna”, enfatiza. Marcos Pontes -- Ciências e Tecnologia, destacou a necessidade de profissionais para atuar nas áreas de tecnologia. “A história muda com a tecnologia, muda com a ciência, muda com todos nós juntos”, disse, citando países com destaque tecnológico, como Japão e Coreia do Sul.

Pulverizador com 5G

No encontro, foi apresentado e colocado em funcionamento um pulverizador de grande porte, o primeiro conectado ao 5G, mostrando como a aplicação poderá apoiar o desenvolvimento do setor de agronegócios. Jair Bolsonaro permaneceu na máquina agrícola por cerca de 10 minutos. O 5G Smart Campus Facens é o maior campus conectado com tecnologia de quinta geração de São Paulo e a iniciativa fomentará novas pesquisas, projetos e desenvolvimento de soluções digitais para outros segmentos, como automotivo, Indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina e educação. A inauguração teve apoio também da John Deere, Qualcomm Technologies, Inc., e Motorola,

Na ocasião, foi possível acompanhar o pulverizador conectado por 5G em ação utilizando um aparelho celular para transmissão do sinal. De acordo com a Facens, pulverizador tem como diferencial o ExactApply, sistema inteligente de pontas que permite maior precisão na aplicação dos insumos, além de melhor qualidade de cobertura, tudo de forma automatizada, ou seja, a própria máquina faz a leitura e aplica a quantidade de produto correta, no local necessário. Além de significar economia para o agricultor, o sistema é também sinônimo de sustentabilidade, pois evita o desperdício de insumos durante a pulverização. Todo o monitoramento em tempo real da aplicação foi realizado utilizando o 5G.

“O laboratório 5G não é só um laboratório. É o campus inteiro 5G, unindo todos os laboratórios e dando conectividade a todos os laboratórios que nós temos na Facens”, comenta Paulo Carvalho, reitor do Centro Universitário Facens. “Agora com o 5G, os laboratórios ganham muito mais conectividade. É máquina falando com máquina. O 5G veio complementar todos esse ecossistema que a gente criou”, acrecenta. “O projeto 5G é uma parceria da Facens com a Claro, Embratel, Ericson. “Esse é nosso DNA, fazer trabalhos para que nossos alunos se aproximem com o mercado”, finaliza o reitor.

O evento ainda contou com a presença dos presidentes do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, e da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, além de deputados estaduais e federais, entre eles, Guiga Peixoto (PSL) e Capitão Derrite (Progressista).