Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita presidencial

Veja como foi a visita de Bolsonaro a Sorocaba

O presidente segue agora para Santa Catarina

25 de Junho de 2021 às 09:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente chega no PTS
Presidente chega no PTS (Crédito: Fábio Rogério)

13h - Adeus, Sorocaba

Bolsonaro e sua comitiva deixam a Facens e se despedem de Sorocaba. Eles seguem para Chapecó, em Santa Catarina, onde o presidente da República também possui agenda oficial.

Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, abriu os discursos - Fábio Rogério
Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, abriu os discursos (crédito: Fábio Rogério)

12h50 - Inauguração 5G

O presidente Jair Bolsonaro descerrou a placa de inauguração do Ecossistema 5G, do Campus da Facens.

Às 12h50, o presidente Jair Bolsonaro desserrou a placa de inauguração do Ecossistema 5G - Fábio Rogério
Às 12h50, o presidente Jair Bolsonaro desserrou a placa de inauguração do Ecossistema 5G (crédito: Fábio Rogério)

12h49 - Discurso na Facens

Durante o evento que ocorre na Facens, Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, abriu os discursos de agentes públicos e entregou ao presidente um troféu de reconhecimento. "O senhor será sempre bem-vindo a Sorocaba", afirmou.

Fábio Farias, ministro das Comunicações, exaltou a tecnologia na agricultura e destacou ainda o alinhamento de sua pasta com a Agricultura. "A gente vai ter um ganho de eficiência. Estaremos fazendo escola ao mundo. 5G é o Brasil na vanguarda", garante.

Tereza Cristina -- Agricultura -- tratou a Facens como casa da tecnologia. Segundo ela, a ideia e dobrar a conectividade, aumentando o PIB do País. "É um prazer enorme mostrar do que somos capazes. Esse é o caminho da agricultura moderna", enfatiza.

Marcos Pontes -- Ciências e Tecnologia, destacou a necessidade de profissionais para atuar nas áreas de tecnologia. A história muda com a tecnologia, muda com a ciência, muda com todos nós juntos", disse, citando países com destaque tecnológico, como Japão e Coreia do Sul.

"Sou um apaixonado por ciência e tecnologia", iniciou o chefe do Executivo Federal. O presidente teceu elogios ao ministro Marcos Pontes e falou da experiência de estar em uma máquina via satélite. Ele também destacou a importância do agro para a economia do Brasil.

Na sequência, o presidente falou sobre um projeto de lei em tramitação sobre a demarcação de terras indígenas. "Queremos integrar cada vez mais o índio à sociedade", comenta.

"O agronegócio veio para ficar", disse o presidente.

O evento ainda conta com a presença dos presidentes do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, e da Caixa Econômica, Pedro Guimarães. Além deles, deputados estaduais e federais presenciam o evento.

Bolsonaro também discursa - Fábio Rogério
Bolsonaro também discursa (crédito: Fábio Rogério)

 

12h23 - Cumprimento aos apoiadores

Bolsonaro desce até a portaria da Facens para cumprimentar seus apoiadores.

12h15 - Briga entre manifestantes

A cavalaria da Polícia Militar precisou separar apoiadores e opositores do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), após princípio de tumulto. Os dois grupos estão em frente à Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Um dos motivos da confusão teriam sido chutes contra o carro de reportagem da TV Cultura.

11h59 - Demonstração 5G

O presidente participou de uma demonstração do funcionamento de uma máquina agrícola, usando a tecnologia 5G. O ato ocorre no campus da Facens.

Acompanhado de ministros, incluindo Tereza Cristina -- Agricultura --, e Fábio Farias, Comunicações, Jair Bolsonaro permaneceu na máquina agrícola por cerca de 10 minutos.

Jair Bolsonaro permaneceu na máquina agrícola por cerca de 10 minutos - Fábio Rogério
Jair Bolsonaro permaneceu na máquina agrícola por cerca de 10 minutos (crédito: Fábio Rogério)

11h55 - Chegada à Facens

O presidente Jair Bolsonaro chega na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). A comitiva utilizou a entrada dos fundos da Facens.

Bolsonaro chega à Facens - Fábio Rogério
Bolsonaro chega à Facens (crédito: Fábio Rogério)

11h42 - Confusão entre manifestantes

Acaba de ocorrer um princípio de confusão entre apoiadores e manifestantes contrários ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Os dois grupos o aguardam na entrada da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Opositores colocaram no asfalto dois bonecos que fazem alusão ao presidente. Irritados, apoiadores tentaram retirar os objetos da rua.

Manifestantes a favor e contrários ao governo aguardam a chegada do presidente em um mesmo espaço - Manuel Garcia
Manifestantes a favor e contrários ao governo aguardam a chegada do presidente em um mesmo espaço (crédito: Manuel Garcia)

11h - Presidente conhecendo o CET 4.0

No Parque Tecnológico de Sorocaba, o presidente Jair Bolsonaro conheceu e inaugurou o Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0.

O CET 4.0 é uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Sorocaba. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) também participou do evento, além de demais autoridades locais.

Ele inaugurou o CET 4.0 - Reprodução/Redes Sociais/Rodrigo Manga
Ele inaugurou o CET 4.0 (crédito: Reprodução/Redes Sociais/Rodrigo Manga)

10h54 - Entrevista à imprensa

Ao chegar no Parque Tecnológico de Sorocaba, Bolsonaro respondeu perguntas da imprensa ao lado do prefeito da cidade, Rodrigo Manga (Republicanos). Ele disse à imprensa que a Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar acordo do governo federal com a Covaxin.

Segundo Bolsonaro, a PF deverá apurar a compra da vacina indiana Covaxin. “É lógico que a Polícia Federal vai abrir inquérito”, disse o presidente após ser questionado pela imprensa no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) nesta manhã.

Bolsonaro negou irregularidades na aquisição da vacina indiana e disse que documentos que apontam equívocos já foram corrigidos pelo governo e que os imunizantes ainda não foram comprados.

Após a cerimônia de inauguração do primeiro CET 4.0 do Brasil, o presidente fez a entrega de medalhas a quatro estudantes de escolas municipais de Sorocaba, ao lado do prefeito municipal, Rodrigo Manga, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes.

Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro falou com a imprensa por cerca de 20 minutos, e depois conheceu as instalações do CET 4.0.

O último compromisso de Bolsonaro em Sorocaba é a cerimônia de Demonstração da Tecnologia 5G para o Agro, que ocorre no início da tarde desta sexta-feira (25), na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Coletiva à imprensa - Fábio Rogério
Coletiva à imprensa (crédito: Fábio Rogério)

10h45 - Manifestações

Um grupo de apoiadores do governo esperam a chegada do presidente à Facens. Ocorre também manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro. Há ao menos dois grupos concentrados próximo à Facens, sendo um deles na rua Facens, marginal da rodovia Senador José Ermírio de Moraes.

Dois grupos aguardam a chegada de Bolsonaro - Marinaldo Cruz
Dois grupos aguardam a chegada de Bolsonaro (crédito: Marinaldo Cruz)

10h12 - Bolsonaro chega no PTS

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) escoltado pelas polícias Federal e Militar e por sua equipe de segurança. Durante o trajeto até o PTS, com parte do corpo para fora de um veículo, Bolsonaro acenou para apoiadores que estavam nas ruas.

Presidente segue ao PTS - Marcel Scinocca
Presidente segue ao PTS (crédito: Marcel Scinocca)

10h - Encontro com Rodrigo Manga

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) publicou um vídeo ao lado do presidente Bolsonaro agradecendo pela visita. Veja o vídeo:

9h53 - Título de Cidadão Sorocabano

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), o título de Cidadão Sorocabano. A honraria lhe foi concedida pela Câmara de Vereadores de Sorocaba. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), um dos filhos do presidente, também foi homenageado com o título. As honrarias lhes foram entregues em mãos, pelo presidente do Legislativo, Luis Santos (Republicanos), durante a chegada de Bolsonaro e de seu filho ao aeroporto da cidade.

Jair e Eduardo Bolsonaro receberam títulos de Cidadãos Sorocabanos - Reprodução/Câmara Municipal
Jair e Eduardo Bolsonaro receberam títulos de Cidadãos Sorocabanos (crédito: Reprodução/Câmara Municipal)

9h34 - Avião de Bolsonaro pousa em Sorocaba

Conforme a assessoria do vereador Vinicius Aith, o avião de Bolsonaro pousou no aeroporto de Sorocaba às 9h20. O ministro Marcos Pontes acompanha o presidente no aeroporto.

Avião pousou às 9h20 no aeroporto de Sorocaba - Assessoria Vinicius Aith
Avião pousou às 9h20 no aeroporto de Sorocaba (crédito: Assessoria Vinicius Aith)

9h24 - Parque Tecnológico de Sorocaba tem segurança reforçada 

Com segurança reforçada na entrada do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a movimentação é grande no local à espera da chegada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em sua primeira viagem oficial a Sorocaba. Imprensa local e da capital paulista aguardam o início do evento, que contará também com a presença do ministro e astronauta Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Viaturas da Polícia Militar reforçam a segurança no PTS e o início do evento está marcado para as 10h15.

No PTS, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes inauguram o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 do País.

O CET 4.0 é uma parceria do governo federal com a Prefeitura de Sorocaba. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) também participará do evento, além de demais autoridades locais. O deputado estadual Danilo Balas (PSL) já está no PTS e também acompanhará o evento.

 

O parque aumentou a segurança para receber o presidente - Fábio Rogério
O parque aumentou a segurança para receber o presidente (crédito: Fábio Rogério)

9h12 - Sorocabanos manifestam apoio a visita de Bolsonaro em aeroporto

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, sem partido, se concentram em uma área no estacionamento do Aeroporto de Sorocaba. Bolsonaro deve desembarcar no local e seguir para o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), onde tem evento às 10h. A agenda também inclui o Centro Universitário Facens, às 11h.

O trânsito no entorno do Aeroporto de Sorocaba está interditado. A situação afeta principalmente que trafega pela avenida Santos Dumont. Há intenso policiamento. A Urbes e o Corpo de Bombeiros dão apoio à operação.

Os apoiadores cantam o Hino Nacional. A realização de gravação de vídeo profissional foi proibida pela segurança do evento, mesmo no estacionamento do aeroporto.

Já há também concentração de manifestantes contra o presidente na rotatória de acesso à rodovia Senador José Ermírio de Moraes, para quem sai da avenida Independência.

Sorocabanos manifestam apoio ao presidente - Manuel Garcia
Sorocabanos manifestam apoio ao presidente (crédito: Manuel Garcia)

8h20 - Bolsonaro e Capitão Derrite embarcam rumo a Sorocaba

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já está saindo do Palácio do Planalto, em Brasília, com rumo a Sorocaba. Entre os membros da comitiva do chefe de Estado, que deve chegar na cidade por volta das 10h, está o deputado federal sorocabano Capitão Derrite (Progressistas).

O presidente participará da cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, às 10h, no Parque Tecnológico. Ainda pela manhã, às 11h, Bolsonaro participará da cerimônia de "Demonstração da Tecnologia 5G para o Agro", na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

 

Galeria

Confira a galeria de fotos