Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aviação civil

Anac internacionaliza aeroporto Catarina; Sorocaba ainda espera

A autorização foi concedida durante evento no terminal, com a presença do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas

25 de Junho de 2021 às 02:27
Marcel Scinocca [email protected]
Ministro Tarcisio Gomes e o presidente da Anac, Juliano Nomam, estiveram em São Roque
Ministro Tarcisio Gomes e o presidente da Anac, Juliano Nomam, estiveram em São Roque (Crédito: DIVULGAÇÃO / RICARDO BOTELHO/ MINFRA)

Dois anos após ser inaugurado, o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, em São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), já pode receber voos de qualquer parte do mundo. A confirmação foi feita ontem (24) pela JHSF Participações, dona do aeroporto, e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por outro lado, o aeroporto de Sorocaba, cujos primeiros movimentos para a internacionalização começaram em 2012, ainda segue com pendência de ajustes para que o processo seja solicitado. O local também está em processo de privatização pelo Estado.

Quanto ao Catarina, a autorização foi concedida durante evento no terminal, com a presença do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, do secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do diretor-presidente da Anac, Juliano Noman. Conforme a agência, trata-se do primeiro aeroporto internacional privado do Brasil a operar como aeródromo público sob o regime de autorização com a permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil.

O Catarina tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano e toda a infraestrutura necessária para receber com conforto e segurança jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream. O empreendimento foi construído em uma área de 5,2 milhões de metros quadrados, com pista com 2.470 metros de extensão. São 16.200 metros quadrados de hangar e pátios com 39.020 metros quadrados.

Comemoração

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que teve em seu governo as primeiras movimentações para a internacionalização, em 2012, diz que esses são os propósitos e vocações dos aeroportos de Sorocaba e de São Roque. “Essa é uma questão logística e de estratégia para os grandes aeroportos de São Paulo”. diz. Conforme ele, o Catarina vai desafogar os aeroportos paulistanos. No caso de Sorocaba, ainda conforme ele, tem vocação para a manutenção de aeronaves. Para Lippi, o fato de aeroporto de Sorocaba ser mais velho, cria uma situação de desvantagem. Segundo o deputado, a maior parte das adequações já foram feitas em Sorocaba para que se inicie o processo. Ele ainda afirmou que a internacionalização deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

Maria Lucia Amary (PSDB) também comentou o fato. “Esta é uma boa notícia para a região de Sorocaba, que a partir de hoje (ontem) tem em São Roque o Aeroporto Catarina, da iniciativa privada, habilitado pelo Governo Federal para voos internacionais. Segundo consta, a Prefeitura de Sorocaba já recebeu garantia da Secretaria Nacional de Aviação Civil que o aeroporto local será internacionalizado. Este tema é de extrema importância para o desenvolvimento de Sorocaba e região, e eu tenho atuado junto ao Governo do Estado para que este avanço do nosso aeroporto seja concretizado”, disse a parlamentar.

Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre um dos maiores empecilhos no processo, que é a delimitação de áreas públicas no aeroporto. “Neste momento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), junto da Comissão Interna da Prefeitura, aguarda as vistorias necessárias dos órgãos fiscalizadores estaduais e federais, para seguir avançando no processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba, pois avalia que este processo é de suma importância e trará crescimento para a cidade e região”, respondeu em nota.

Privatização

O Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz está na lista das unidades do Estado de São Paulo que deverão ser privatizados em 15 de julho. Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 22 aeroportos foram divididos em dois lotes. Sorocaba está no chamado lote sudeste. Esse lote é composto por 11 unidades, cuja principal é a de Ribeirão Preto. Além de Ribeirão e Sorocaba, esse lote ou grupo conta com os aeroportos de Bauru-Arealva, Marília, Araraquara, São Carlos, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e São Manuel. A Artesp não respondeu como está o andamento do processo. (Marcel Scinocca)