Buscar no Cruzeiro

Buscar

Resgate

Resgate de égua prenha dura quase 5 horas em Sorocaba

Animal foi retirado de valeta no bairro São Guilherme e levado para o hospital veterinário da Uniso

24 de Junho de 2021 às 14:31
Da Redação [email protected]
Égua estava em uma valeta e foi socorrida nesta quinta (24)
Égua estava em uma valeta e foi socorrida nesta quinta (24) (Crédito: Reprodução)

Atualizada em 25/06/2021, às 13h18

Uma égua foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com profissionais do hospital veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso), na manhã desta quinta-feira (24), no bairro São Guilherme, em Sorocaba. O animal, que estaria em situação de risco, em uma valeta, foi encaminhado ao hospital veterinário da Uniso.

Segundo informações enviadas pelo hospital, a égua apresenta parâmetros fisiológicos dentro da normalidade, aparentemente sem lesões graves, como fraturas, luxações ou problemas digestivos. Foram coletados exames de sangue, que deverão ficar prontos ainda nesta quinta-feira (24). "Em observação por 72 horas, o animal receberá tratamento de suporte, como hidratação, vitaminas e outras intervenções que se façam necessárias. Ela está bem e estável, a princípio sem riscos de gravidade", diz o boletim.

Ainda conforme o hospital, o animal está com o abdômen aumentado, o que pode indicar verminose. "A situação é comum para animais que são encontrados nessas condições.", afirma. De acordo com a unidade, essa será a primeira hipótese avaliada, quando a égua estiver em condições para a análise. Depois, será averiguada possível prenhez.

 

Égua já com cuidados do Hospital Veterinário Universitário da Uniso - Reprodução
Égua já com cuidados do Hospital Veterinário Universitário da Uniso (crédito: Reprodução)

Depois de feitas as intervenções necessárias, se não houver alteração clínica ou laboratorial, ela será encaminhada para a Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses de Sorocaba, conforme procedimentos legais. A égua já está cadastrada pela Prefeitura.

A ocorrência foi iniciada às 9h da manhã e terminou por volta das 14h. A equipe de resgate foi composta por dois médicos veterinários e uma estagiária de Medicina Veterinária da Uniso, juntamente com o Corpo de Bombeiros.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos