Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita presidencial

Jair Bolsonaro e ministros cumprem agenda em Sorocaba nesta sexta-feira (25)

Além do presidente, três ministros devem acompanhar a visita presidencial em Sorocaba

24 de Junho de 2021 às 14:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Governo Federal realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, em Sorocaba.
O Governo Federal realiza nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência MCTI em Tecnologia 4.0, em Sorocaba. (Crédito: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa de dois eventos oficiais do governo federal nesta sexta-feira (25), pela manhã, em Sorocaba.

Além do presidente, os eventos devem contar ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, além do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).

Segundo o Palácio do Planalto, a partir das 10h, Jair Bolsonaro participa da cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

O Palácio do Planalto não informou o horário da chegada do presidente em Sorocaba, que deverá ocorrer no Aeroporto de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz. Também não foi informado se ele deixará o aeroporto de helicóptero em direção aos locais dos eventos, ou se seguirá de carro.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o CET 4.0 é uma iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e será pioneiro no Brasil no conceito “hélice quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em Internet das Coisas (IoT) e robótica.

O CET 4.0, criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a Transformação Digital, será integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, numa parceria entre o MCTI, o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba, representando um marco histórico para a cidade e a região.

Segundo o MCTI, a metodologia será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

“A expectativa com o novo centro é a criação de novos postos de trabalhos, com capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0, inovação, e a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e na fabricação de produtos, além de melhorias nas produtividades das mesmas, com maior eficiência e redução de custos, tornando-as mais competitivas”, informa o Ministério.

Já às 11h, o presidente participa da cerimônia de “Demonstração da Tecnologia 5G para o Agro”, que ocorrerá na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Após o evento, o presidente Jair Bolsonaro deixará Sorocaba e segue para o cumprimento da agenda oficial, em Chapecó (SC).

Será a primeira vez que Jair Bolsonaro visita Sorocaba como presidente eleito. No ano passado, ele esteve duas vezes em cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Em outubro do ano passado, o presidente visitou o Centro Experimental de Aramar, em Iperó, e acompanhou a cerimônia da Marinha em comemoração ao início da montagem do reator embarcado no protótipo da planta de propulsão, do projeto do submarino nuclear.

E em setembro quando esteve na cidade de Tapiraí, onde desceu de helicóptero e permaneceu por cerca de 35 minutos. Em seguida, ele seguiu para eventos na região do Vale do Ribeira.

Entrega de títulos

Também nesta sexta em Sorocaba, o presidente Jair Bolsonaro e o eu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) deverão receber os títulos de “Cidadão Sorocabano”, que foram concedidos aos dois pela Câmara no mês passado. Porém, a entrega dos títulos não consta da agenda oficial do presidente na cidade.

O decreto legislativo que concedeu o título ao deputado federal Eduardo Bolsonaro é de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB). Já o que concedeu o mesmo título ao presidente Jair Bolsonaro é do vereador Luis Santos (Republicanos). (Da Redação)