Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Colégio Politécnico faz festa junina virtual

24 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
(Crédito: Divulgação / Facebook)

A 2ª edição da Festa Junina Virtual do Colégio Politécnico de Sorocaba acontece sábado (26), das 9h30 às 10h30. O evento deste ano terá novidades. Haverá quadrilha e acendimento de fogueira virtuais, bem como quermesse on-line. A festa é destinada aos alunos, pais e responsáveis, professores e outros profissionais da escola. Será realizada pela plataforma Google Meet.

Segundo o professor de informática Joelmir Mora, inicialmente, os educadores do maternal até o 5º ano do ensino fundamental I farão atividades e brincadeiras individuais com suas turmas.

Às 10h, serão integrados ao evento os estudantes do 6º ano do ensino fundamental II ao ensino médio para a realização da quadrilha, do acendimento da fogueira e da quermesse. O momento da dança típica será conduzido por Mora, que interpretará o personagem Nhô Joér e o seu Galinho Ganizé.

A quermesse terá seis barracas virtuais. A primeira será a de boas-vindas, coordenada pela diretora do Colégio, Sidnei Silva. Em seguida, ocorrerá a barraca do beijo, sob responsabilidade da auxiliar de direção, Luciane Durigan.

Posteriormente, vem a barraca dos doces, conduzida pela coordenadora da educação infantil, Veridiana Herrera Ferreira. De acordo com Mora, nas aulas, os alunos aprenderam sobre comidas típicas da festa junina e foram convidados a preparar os pratos para o evento.

A barraca seguinte é a da amizade, liderada pela coordenadora do ensino fundamental I, Francine Henrique de Oliveira. “Os alunos serão orientados a fazer novas amizades e a manter as que já têm. Neste período em que não é possível estar junto presencialmente, serão lembrados a cultivar as amizades, mesmo que virtualmente”, fala o educador.

Na sequência, haverá a barraca da pesca, conduzida pela coordenadora do ensino médio, Mônica Regina Gomes de Miranda, na qual os estudantes serão estimulados a “pescar” boas amizades, leituras interessantes, novos amigos, dentre outras coisas positivas. A programação terminará com a barraca de agradecimento, em que a diretora Sidnei agradecerá a participação dos presentes na festa.

De acordo com Sidnei, a festa junina é tradicional no colégio. Ela conta que, anualmente, os alunos esperam, ansiosamente, pelo evento. Por isso, completa, mesmo com pandemia de Covid-19, a tradição não foi interrompida. Assim, a escola transferiu a comemoração para o ambiente digital.

Conforme a diretora, a festa não promove apenas diversão. Também contribui para a sociabilização, a ampliação do repertório cultural e do conhecimento. "É uma oportunidade de interação entre eles (alunos), apesar de ser virtual. É um momento de aproximação das famílias com a escola. E é uma festa que já é tradição no calendário brasileiro. Por isso, temos que valorizar o folclore brasileiro”, destaca. O evento ainda incentiva o desenvolvimento de habilidades. “Os alunos têm a oportunidade de desenvolver a sua criatividade, junto com a sua família”, acrescenta. (Da Redação)