Sorocaba
Linha Sorocaba-São Paulo da Cometa tem menos horários
A linha que faz o transporte coletivo de Sorocaba a São Paulo, operada pela Viação Cometa, passou por readequações que desagradaram aos usuários. Os embarques, que antes tinham intervalos de 30 minutos, agora também contam com espaços de uma hora em sua grade horária. Além da demora, os passageiros reclamam da extensa fila que se forma para tomar o ônibus com destino à capital paulista.
A publicitária Vera Lúcia Almeida, de 52 anos, é uma das usuárias que foram pegas de surpresa pela mudança. Ela está reformando um imóvel em São Paulo e, por esse motivo, tem de ir até à capital. “Essa mudança complicou tudo. Antes da pandemia, os ônibus passavam de 20 em 20 minutos. Depois, atrasaram as partidas em 10 minutos, os ônibus passaram a sair de meia em meia hora. Agora, tenho que esperar uma hora para poder embarcar. É muita coisa e não é apenas eu quem saio prejudicada. Conheço outras pessoas que estão passando pela mesma situação. Cada vez que vou tomar o ônibus, tem 15 pessoas na minha frente e mais 15 pessoas atrás”, conta, indignada.
A Viação Cometa informou ao Cruzeiro do Sul que reduziu as operações entre os trechos de Sorocaba e São Paulo “devido à acentuada diminuição de demanda da linha”. Atualmente, os embarques têm intervalos entre 30 minutos e uma hora.
Em nota, a empresa diz que reconhece a importância da região e reforça que trata-se de uma medida temporária, que será revista assim que possível. Todos os horários atualizados estão disponíveis nos canais da empresa.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Cometa foi autorizada, desde o início da pandemia de Covid-19, a realizar a redução de parte dos seus horários de partidas e viagens, em função da menor demanda de passageiros e também visando diminuir o risco de transmissão da doença.
Em comunicado externo oficial, a agência informa que, desde o dia 17 de fevereiro de 2020, “as empresas de transporte intermunicipal e de fretamento poderão proceder os seus pedidos, com geração de protocolo e cadastramento dos dados, relacionados com os Autos de Serviço Regular e os Registros e Renovação de empresas de Serviços de Fretamento, diretamente nas sedes das Regionais localizadas em Campinas, Sorocaba, Bauru, Araraquara e São Paulo”.
A Artesp também destacou que é possível adquirir a passagem ou efetuar a reserva da viagem de forma antecipada, por meio do canal disponibilizado pela empresa, quer seja presencialmente, no guichê de venda, por telefone, internet ou entre outras formas, a critério e escolha de cada usuário.
Atendimento Virtual
As passagens de Sorocaba a São Paulo, assim como qualquer outro destino realizado pela Viação Cometa, podem compradas antecipadamente pela internet, pelo site www.viacaocometa.com.br ou reservadas.
Em caso de dúvidas, uma assistente virtual pode ser consultada por WhatsApp 97264-5808.. No aplicativo de mensagens é possível obter informações sobre as cidades atendidas pela Cometa; consultar o preço das passagens, datas e horários; trocar ou cancelar passagens já compradas entre outros serviços. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)