Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Falta de máscara atrasa aulas presenciais em Sorocaba

Prefeitura diz que já comprou 115 mil unidades, de forma emergencial, e aguarda a chegada do material

23 de Junho de 2021 às 01:19
Ana Claudia Martins [email protected]
Das 175 unidades escolares da cidade, 130 ainda não receberam os alunos
Das 175 unidades escolares da cidade, 130 ainda não receberam os alunos (Crédito: Divulgação / Secom Sorocaba)

Pelo menos 130 escolas municipais de um total de 175 ainda não receberam os alunos para aulas presenciais por conta da falta de máscaras de proteção facial.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a compra de 115 mil máscaras já foi feita por meio de um contrato emergencial, mas a entrega ainda não ocorreu.

A Secretaria da Educação (Sedu) não recebeu, até o momento, uma data para a chegada desse material, o que atrasou o retorno dos estudantes para as aulas presenciais na rede municipal de ensino.

Questionada a respeito, a Sedu informa que devido à impugnação no processo anterior de compra de máscaras, houve a necessidade de compra emergencial e aguarda a chegada do material.

Com isso, os alunos da rede municipal de ensino das turmas de creche 3, turmas do ensino fundamental 1, turmas de pré-1 e pré-2, que correspondem a maior parte dos estudantes das escolas municipais, continuam somente com aulas remotas.

Além disso, desde que as aulas presenciais recomeçaram ainda neste mês de junho na rede municipal de ensino, o retorno é facultativo.

Outro problema é que do total de 130 escolas municipais, pelo menos 18 ainda precisam de reformas ou reparos. Nessas unidades precisam ser feitas reposições de fiações elétricas, portas e janelas, além da manutenção na parte hidráulica, pintura, troca de pisos, azulejos e outros consertos estruturais.

A Sedu informa que a atual gestão assumiu com um único contrato de manutenção em vias de término. “A partir disso, foi elaborado um novo contrato emergencial, que possibilitará a conclusão dos reparos prioritários em até 45 dias (julho ou agosto)”. A Sedu diz que conforme os serviços forem sendo concluídos, as aulas presenciais vão retornando.

De 35 para 45

O número de escolas municipais que retomaram as aulas presenciais, de forma híbrida, com até 35% da capacidade da sala de aula, e em esquema de revezamento, subiu de 35 para 45.

Isso porque na segunda-feira (21) a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomou presencialmente em 10 unidades escolares, também seguindo todas as medidas preventivas. A Sedu não informou a quantidade de estudantes do EJA.

Até a semana passada, somente 35 escolas municipais, ou 20%, tinham retomado as aulas presenciais, de forma gradual e somente com até 35% da capacidade, por conta da pandemia da Covid-19.

Além disso, dos cerca de 60 mil estudantes da rede, somente 3.078, ou seja, 5,13% deles haviam retomado as aulas presenciais até a semana passada.

Nessas 35 escolas que já retomaram aulas presenciais neste mês, cinco são de ensino fundamental dos anos finais e 30 de educação infantil, com turmas de berçário, creches 1 e 2, sendo que estas são de escolas conveniadas e de gestão compartilhada.

Já os estudantes do ensino fundamental (anos finais), com idades entre 11 e 14 anos, também começaram a retornar, de forma gradativa, na semana passada, com revezamento e igualmente seguindo todas as orientações e protocolos sanitários de saúde e segurança.

E os alunos de berçário, das creches 1 e 2, com idades de 0 a 2 anos, retornarão presencialmente, também de forma escalonada e seguindo todos os protocolos preventivos à Covid-19, somente na segunda-feira (28).

A rede municipal de ensino de Sorocaba estava sem aulas presenciais desde 23 de março do ano passado, por conta da pandemia da Covid-19. (Ana Cláudia Martins)