Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Escolas municipais registram baixa frequência no presencial

Embora retomada seja gradual, apenas 5,13% voltaram às salas de aula

18 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Somente 35 das 175 escolas municipais estão recebendo alunos de forma presencial.
Somente 35 das 175 escolas municipais estão recebendo alunos de forma presencial. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Somente 5,13% dos alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba retomaram as aulas presenciais de forma gradual em Sorocaba a partir deste mês. Segundo a Prefeitura, de um total de 60 mil estudantes, somente 3.078 voltaram às salas de aulas. Lembrando que o retorno ocorre de forma híbrida e facultativa, com aulas presenciais, com até 35% da capacidade da sala de aula, em esquema de revezamento, além do modelo remoto, por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs), como uma opção para os pais ou responsáveis que assim preferirem.

Além disso, das cerca de 175 unidades escolares da rede municipal somente 35 escolas estão recebendo alunos de forma presencial. Conforme a Secretaria da Educação (Sedu), as 35 unidades são cinco de ensino fundamental dos anos finais e 30 de educação infantil, com turmas de berçário, creches 1 e 2, sendo que estas são de escolas conveniadas e de gestão compartilhada.

Ainda conforma a Sedu, as escolas municipais que ainda necessitam de reparos e reformas iniciarão os reparos somente na próxima semana e, conforme os serviços forem sendo concluídos, as aulas presenciais vão retornando nessas escolas. “A previsão de conclusão é para os próximos meses de julho e agosto”, informa a Prefeitura. Porém, a Sedu não informou qual o total de unidades escolares que ainda necessitam de tais serviços.

Uma dessas escolas é a E. M. José Carlos Florenzano, do Jardim Santa Esmeralda. Segundo reclamações dos pais dos alunos, a unidade foi alvo de furto e teve a fiação de energia elétrica furtada, o que impossibilita que os estudantes retomem as aulas de forma presencial. Por conta disso, os pais pretendem realizar um abaixo-assinado para que a prédio seja colocado em condições de receber os alunos pelos menos para aqueles pais que preferirem.

Questionada, a respeito, a Sedu informa que as aulas presenciais na José Carlos Florenzano retomarão assim que os lotes de máscaras infantis forem entregues para os estudantes de pré-escola e anos iniciais. Os reparos na unidade iniciarão nas próximas semanas, diz a Prefeitura.

28 de junho

Na semana passada, a Prefeitura informou que os alunos de berçário, creches 1 e 2, com idades de 0 a 2 anos, da rede municipal retornarão presencialmente, também de forma escalonada e seguindo todos os protocolos preventivos à Covid-19, somente no dia 28 de junho. Antes a previsão de volta desses alunos era dia 15 de junho.

Porém, os estudantes pertencentes às escolas conveniadas e gestão compartilhada já retomaram as aulas presenciais na última segunda-feira (14), da mesma forma seguindo todas as medidas preventivas. Os estudantes do ensino fundamental (anos finais), com idades entre 11 e 14 anos, também começaram a retornar de forma gradativa na semana passada, com revezamento e igualmente seguindo todas as orientações e protocolos sanitários de saúde e segurança.

Já a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) retoma presencialmente no dia 21, também seguindo todas as medidas preventivas. (Ana Cláudia Martins)