Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina

Prefeitura de Sorocaba cancela agendamento para 50 a 59 anos

Das 8h às 16h desta sexta-feira (18), a imunização será somente para pessoas com 58 e 59 anos, sem agendamento

17 de Junho de 2021 às 08:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Brasil está com 11,26% da população vacinada com as duas doses.
Ação ocorrerá em seis locais da cidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (24/3/2021))

A Prefeitura de Sorocaba anunciou no início da tarde desta quarta-feira (16) que cancelou o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 50 a 59 anos. A decisão foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) durante entrevista coletiva à imprensa, após o problema que ocorreu na noite de terça-feira (15) quando foram disponibilizadas somente 3.600 vagas para a faixa etária de 50 a 59 anos e muitas pessoas não conseguiram fazer o agendamento.

Segundo a Prefeitura, para a vacinação de sexta-feira (18) serão imunizados contra a Covid-19 somente as pessoas de 58 e 59 anos, sem agendamento. A ação ocorrerá em seis locais da cidade, das 8h às 16h.
Os pontos de vacinação, no sistema drive-thru, são: Instituto Humberto de Campos, Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro), Recreativo Campestre, Shopping Cidade Sorocaba, Faculdade Anhanguera e Universidade de Sorocaba (Uniso).

Conforme a Prefeitura, pela manhã devem ser imunizadas as pessoas de 59 anos e as de 58 anos à tarde.
No sábado (19), serão vacinadas as pessoas de 56 e 57 anos, em cinco locais: Instituto Humberto de Campos, Recreativo Campestre, Shopping Cidade Sorocaba, Faculdade Anhanguera e Universidade de Sorocaba (Uniso). A ação também será realizada das 8h às 16h. A aplicação ocorrerá das 8h às 12h, para pessoas com 57 anos completos. Já, as pessoas com 56 anos completos serão vacinadas das 12h às 16h.

Demais faixas etárias

Para as demais faixas etárias, a Prefeitura informou que após as ações de amanhã e sábado, a Secretaria da Saúde irá avaliar a quantidade de doses e os recebimentos de mais imunizantes pelo governo estadual antes de anunciar a vacinação para as demais idades.

A previsão é que as pessoas de 55 e 54 anos sejam imunizadas no domingo (20) ou na segunda-feira (21). “A estimativa é que toda a faixa etária de 50 a 59 anos seja vacinada contra a Covid-19 até terça-feira (22), no máximo”, disse o prefeito Manga.

Porém, segundo ele, a cidade depende do recebimento de doses do governo paulista para cumprir o cronograma estadual de vacinação, que foi adiantado em mais de um mês.

Cerca de 30 mil pessoas

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), o público em Sorocaba estimado na faixa etária de 50 a 59 anos é entre 28 mil a 30 mil pessoas, mas 14 mil ainda precisam ser imunizadas contra a Covid-19. Na terça-feira (15), a Prefeitura havia informado que a imunização das pessoas com 50 a 59 anos, por agendamento, seria realizado com doses da vacina Astrazeneca/Oxford. Porém, as pessoas foram vacinadas com doses da vacina da Pfizer, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Na UBS Maria do Carmo, no período da tarde, havia fila no local para a imunização contra a Covid-19, apesar do agendamento. Além disso, na fila também existiam pessoas que não tinham feito o agendamento on-line. Segundo a SES, essas pessoas que foram em busca da imunização sem agendamento nas UBSs não foram vacinadas.

Márcia Aparecida Batista, 55 anos, conseguiu fazer o agendamento on-line e tomou a vacina da Pfizer na tarde de ontem na UBS Maria do Carmo. “Aguardei mais de 20 minutos na fila e fiquei bastante aliviada por ter conseguido fazer o agendamento e ser vacinada”, disse. Na UBS Maria do Carmo, 600 doses da Pfizer foram aplicadas por agendamento ontem.