Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Corregedoria vai apurar aplicação de doses

17 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Vacinação.
Vacinação. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/6/2021))

Pessoas de 50 a 59 anos, mesmo sem agendamento, foram vacinadas contra a Covid-19, ontem (16), pela manhã, no Instituto Humberto de Campos, em Sorocaba. Por conta disso, a movimentação pela manhã foi intensa no local, apesar de não ter ocorrido um comunicado oficial da Prefeitura sobre a vacinação da faixa etária de 50 a 59 anos para pessoas que não conseguiram fazer o agendamento.

Ontem, no Instituto Humberto de Campos estava marcado somente a vacinação da primeira dose da Astrazeneca/Oxford em profissionais da educação de 18 anos ou mais, das redes pública e privada e de todos os níveis de ensino, sem agendamento.

Além disso, o mesmo público estava agendado para a imunização também na Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro) e no Shopping Cidade Sorocaba.

Já o agendamento on-line para o público de 50 a 59 anos foi aberto as 18h pela Prefeitura na terça-feira (16) e as 3.600 vagas disponibilizadas acabaram rapidamente. O fato gerou diversas reclamações de pessoas que não conseguiram fazer o agendamento.

E a vacinação dessa faixa etária ocorreu em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, conforme o agendamento realizado.

Pedro Firmino, 59 anos, não conseguiu fazer o agendamento on-line no site da Prefeitura na terça e mesmo assim foi na manhã de ontem ao Instituto Humberto de Campos e foi imunizado. Ele disse que estava passando pelo local e perguntou se poderia ser vacinado. “Achei bom porque não consegui fazer o agendamento e vim aqui e fui vacinado. Mas tenho certeza que as demais pessoas também vão conseguir tomar”, disse.

Assim como Firmino, muitas pessoas de 50 a 59 anos foram até o local e mesmo sem ter agendamento também foram imunizadas. Pelas redes sociais, pessoas informaram que o mesmo também teria ocorrido nos outros dois locais de vacinação: a Igreja Universal do Reino de Deus e no Shopping Cidade Sorocaba.

Acionar a Corregedoria

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse ontem, em entrevista coletiva, que irá solicitar à Corregedoria Geral do Município que apure o que ocorreu para que pessoas fossem vacinadas sem agendamento no Instituto Humberto de Campos. Manga disse que não houve autorização oficial da Prefeitura de Sorocaba.

“Vou pedir que a Corregedoria apure o que ocorreu. Parece que houve um áudio de uma funcionária e que foi divulgado por aplicativo de mensagem. O que ocorreu é muito injusto com quem não conseguiu fazer o agendamento porque deu problema no site e as vagas acabaram rapidamente. Então, quero que se apure isso o mais rápido possível”, disse.

Em seguida, Manga afirmou que pediu que a imunização sem agendamento para as pessoas de 50 a 59 anos contra a Covid-19 fosse suspensa no Instituto Humberto de Campos.

Já o secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que o fato foi causado por conta da propagação de uma fake news, um áudio que teria sido disparado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. “Muita gente recebeu esse áudio falando que bastava chegar lá para ser vacinado e que não precisava de agendamento e não precisava ser do público da educação e sim da faixa etária de 50 a 59 anos. Esse áudio correu em vários grupos de WhatsApp e fez um grande volume de pessoas ir até o Humberto de Campos. A SES orientou as pessoas que isso não era verdade e orientou que no local a imunização era para profissionais da educação”, disse o secretário. (Ana Cláudia Martins)