Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Por casos de Covid, Conselho Tutelar suspende atendimentos presenciais

Três conselheiros testaram positivo para o coronavírus; prédio está fechado desde 7 de junho

16 de Junho de 2021 às 13:23
Vinicius Camargo [email protected]
O prédio do Conselho Tutelar de Sorocaba está fechado há dez dias para atendimentos presenciais
O prédio do Conselho Tutelar de Sorocaba está fechado há dez dias para atendimentos presenciais (Crédito: Fábio Rogério (2/4/2019))

O Conselho Tutelar de Sorocaba suspendeu os atendimentos presenciais após três conselheiros testarem positivo para a Covid-19. O prédio está fechado desde o dia 7 de junho, ou seja, há dez dias. Durante esse período, o órgão atende de forma remota. Mas não foi apenas a rotina do Conselho Tutelar que mudou por conta da pandemia e do registro de casos do novo coronavírus entre servidores. Segundo a Secretaria de Recursos Humanos (SERH), do início da pandemia até o dia 10 de junho deste ano, 603 funcionários foram diagnosticados com a doença.

Em nota, o pasta informou que o atendimento ao público no conselho foi interrompido momentaneamente, de forma preventiva. A Vigilância Epidemiológica recomendou o fechamento da sede do órgão no dia 6 de junho. A determinação foi cumprida um dia depois. Os servidores contaminados foram afastados das funções.

Conforme a secretaria, o local será reaberto quando possível e mediante recomendação da vigilância. Ainda de acordo com a pasta municipal, a população segue recebendo assistência via teleatendimento, pelos telefones 125 ou (15) 3235-1212. Há conselheiros disponíveis até as 17h e plantonista até as 20h.

Além das recentes positivações, outros dois casos de Covid-19 foram notificados no conselho, no decorrer da pandemia.

Saae

 Órgão com o maior de contaminação entre servidores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) foi outro setor que teve de se adaptar. Desde o começo da pandemia, 306 casos funcionários da autarquia, considerando todos os trabalhadores, incluindo prestadores de serviços, foram diagnosticados com a doença. Por isso, o Saae adotou medidas para tentar frear as infecções.

Segundo a SERH, em março de 2020, a autarquia criou um comitê interno para acompanhamento de combate à doença. ‘Desde então, foram tomadas todas as medidas necessárias e estipuladas em legislação municipal, para prevenção e redução da exposição dos servidores e prestadores de serviço’, afirma.

A principal ação foi o afastamento dos servidores enquadrados nos grupos de risco. Além disso, diz a secretaria, o Saae fornece máscaras e álcool em gel para higienização das mãos a todos os trabalhados e, também, alterou o layout das salas, para garantir o distanciamento necessário. Igualmente adequou os horários de jornada de trabalho, com a elaboração de escalas, para reduzir as aglomerações.

Outro protocolo é o fornecimento de luvas para os funcionários administrativos responsáveis pelos trâmites de processos físicos. As medidas ainda englobam higienização e desinfecção das unidades da autarquia e incentivo à prática de reuniões virtuais e intensificação das ações de comunicação quanto à prevenção e práticas de higiene. Nesse sentido, foi criado um canal alternativo de atendimento à população, por meio do WhatsApp. Também foi implantada a solicitação on-line de diversos serviços. Além disso, os servidores foram testados, dentre outras ações.

Conforme a pasta, atualmente, todos os serviços oferecidos pelo Saae estão disponíveis presencialmente. Porém, orienta, a população deve priorizar o atendimento on-line.

Casos entre servidores

Depois do Saae, a Secretaria da Saúde (SES) é o segundo setor com maior número de positivações entre funcionários: 269. Na sequência, aparece a Secretaria da Educação (Sedu), com 174 casos. A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) ocupa a terceira posição, com 52 registros. Em seguida, vêm a Secretaria da Cidadania (Secid), com 20 confirmações, e a Secretaria da Administração (Sead), com 22 casos.

Depois, estão a Secretaria da Fazenda (Sefaz), com 13 registros, e a Secretaria de Recursos Humanos (SERH), com dez diagnósticos. A Secretaria Jurídica (SAJ) e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) registraram sete casos, cada. Nas secretarias de Governo (Segov), de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e na Corregedoria Geral do Município (GCM) foram cinco registros em cada uma.

Na Secretaria de Desenvolvimento e turismo (Sedettur) houve quatro 4 casos. Já dois servidores da secretaria de Meio Ambiente (Sema) e dois da pasta de Esporte e Lazer (Semes) testaram positivo. Na última posição da lista está a pasta de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), com somente uma positivação.

De acordo com a Serh, "as confirmações de Covid-19 notificadas entre servidores municipais e familiares são monitorados permanentemente, para a devida assistência e encaminhamentos pela equipe multidisciplinar de saúde ocupacional."