Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Site para o cadastro de vacina fica instável e gera reclamação

Prefeitura vacina hoje 3.600 pessoas a partir de 50 anos sem comorbidades

16 de Junho de 2021 às 00:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Profissionais da educação de 18 anos ou mais também recebem hoje a 1ª dose da Astrazeneca/Oxford
Profissionais da educação de 18 anos ou mais também recebem hoje a 1ª dose da Astrazeneca/Oxford (Crédito: JUAN MABROMATA / AFP)

A grande procura pelo cadastramento da vacinação para pessoas a partir de 50 anos provocou ontem problemas no site da Prefeitura de Sorocaba. Houve instabilidade até para outros setores e serviços municipais e o fato gerou muitas reclamações de munícipes, incluindo em rede social.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba admitiu o problema. “Devido ao volume de acessos para o cadastramento da vacinação, o site oscilou. O setor de TI atuou e as 3.600 vagas disponíveis foram todas preenchidas até as 19h45”, lembra.

O Executivo complementa e afirma que as pessoas que não conseguiram agendar “podem se tranquilizar, pois uma nova ação para esse mesmo público (50 anos ou mais) será promovida já nesta sexta-feira (18) e divulgada à população e à imprensa logo mais”.

Em vídeo, exibido em suas redes sociais às 21h30, o prefeito Rodrigo Manga disse que “na quarta-feira (hoje) terá nova abertura de cadastro” para vacinação na sexta-feira.

A situação gerou reação imediata entre os municípes e movimentou as redes sociais. “Uma hora e vinte de erros no sistema, absoluta falta de respeito com o cidadão”, escreveu uma das centenas de pessoas que reclamaram da situação.

O Cruzeiro do Sul também recebeu vários relatos sobre o problema. Verdadeiro absurdo. Duas horas seguidas tentando me cadastrar e nada. Erro na página, fica branco, total desrespeito conosco. Para que agendamento? Por que não fazer cada dia uma idade, 59 num dia, 58 no outro e assim por diante”, sugere Andréa Paula Costa Moitinho em tom de revolve.

A vacinação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 em pessoas de 50 anos ou mais hoje (16). O anúncio foi feito pela Prefeitura de Sorocaba ontem (15), por volta das 11h45.

A ação ocorrerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, por sistema de agendamento, com doses da vacina Astrazeneca/Oxford.

Foram disponibilizadas 3.600 vagas e a vacinação ocorrerá nas seguintes UBSs: Sabiá, Ulisses Guimarães, Habiteto, Éden, Maria do Carmo e Nova Sorocaba, das 8h às 16h.

Profissionais da educação

Sorocaba também vacina hoje (16), com a primeira dose da Astrazeneca/Oxford, os profissionais da educação de 18 anos ou mais, das redes pública e privada, e de todos os níveis de ensino. Não é necessário agendamento.

A ação ocorre das 8h às 16h, em três locais da cidade, por sistema drive-thru. É obrigatória a apresentação de documento que comprove vínculo ativo do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino, além de documento de identidade com foto.

A aplicação será das 8h às 12h para os profissionais da educação de 18 anos ou mais que nasceram entre os meses de janeiro e junho. Os profissionais que nasceram entre os meses de julho e dezembro serão vacinados das 12h às 16h.

A vacinação drive-thru ocorrerá no Instituto Humberto de Campos, situado na rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira; na Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro), localizada na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555, e no Shopping Cidade Sorocaba, no estacionamento G6, com entrada pela avenida Atanázio Soares. (Da Redação)