Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Santa Casa tem kit intubação para 20 dias

A entidade, entretanto, alega que os estoques estão em condições favoráveis e não há falta de nenhum tipo de medicamento

15 de Junho de 2021 às 01:20
Marcel Scinocca [email protected]
Fachada da Santa Casa de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019)
Fachada da Santa Casa de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019) (Crédito: Fachada da Santa Casa de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019))

 A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba tem o kit intubação, usado em procedimentos mais delicados em UTI, para o período entre 15 e 20 dias. A informação foi divulgada pela própria entidade na sexta-feira (11). A entidade, entretanto, alega que os estoques estão em condições favoráveis e não há falta de nenhum tipo de medicamento. Estado e Prefeitura de Sorocaba não informaram números referentes aos dias desses materiais.

“Nosso estoque atual, devido a situação de lotação máxima estão para 15 a 20 dias”, informa a entidade. “Vamos comprando e repondo na medida do possível. Temos grandes parceiros, como ambulatórios com os quais mantemos contato e eles têm buscado nos ceder em pequenas quantidades, mas vamos suprindo. Há realmente uma grande falta no mercado, a escassez que é natural diante da demanda”, lembra.

“Dentro do cenário que estamos enfrentando não é o que seria ideal, mas o possível. Temos buscado repor diariamente então podemos dizer que estamos dentro da normalidade”, complementa a entidade.

“O kit intubação como bloqueador neuromuscular, analgésicos, sedativos, temos encontrado dificuldade para comprar, porém, com a abertura da importação isso nos ajuda muito. Infelizmente, os preços subiram muito em comparação ao valor que era praticado até dezembro de 2020”, diz a entidade.

“Nós entendemos que estamos vivendo uma fase que parece estar iniciando o aumento de volume, o que nos causa preocupação, mas nós também por outro lado já estamos abastecidos de tal forma a garantir que não seja prejudicado os níveis dos estoques. Não da forma que nós queríamos, mas nos dá tranquilidade para passarmos pelo momento”, finaliza.

Estado e município

“Os hospitais estaduais de Sorocaba - Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Hospital Regional de Sorocaba “Adib Domingos Jatene” - estão abastecidos de medicamentos para intubação no momento”. A Secretaria de Estado da Saúde não informou para quantos dias o estoque é suficiente. “As unidades seguem monitorando sua demanda e utilizando racionalmente os itens para garantir atendimento aos seus pacientes, devido ao cenário nacional. Há protocolos para substituição conforme indicação médica, se necessário.

Já a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) diz que compras são feitas pelas conveniadas, de acordo com o cronograma de cada unidade. “Não há registros sobre atraso. Ainda, as unidades UPA Éden, UPH Norte e UPH Oeste irão receber adicionalmente, nos próximos dias, do Governo do Estado de São Paulo, medicamentos dos kits de intubação. Esse recebimento foi possível por meio de um cadastro efetuado no início do ano pela atual gestão e o preenchimento de uma plataforma chamada MedCovid”, comenta. (Marcel Scinocca)