Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Cidades da RMS têm medidas mais restritivas

15 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Cidades da Região adotaram medidas mais restritivas por conta dos aumentos de casos de Covid-19 e ocupação de leitos.
Cidades da Região adotaram medidas mais restritivas por conta dos aumentos de casos de Covid-19 e ocupação de leitos. (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/3/2021)

Pelo menos quatro cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) adotaram medidas mais restritivas em relação à atual fase de transição do Plano São Paulo por conta dos aumentos de casos de Covid-19 e ocupação de leitos. Cerquilho aumentou as restrições ontem (14) com duração até o dia 21. Votorantim e São Roque fizeram medidas pontuais no fim de semana para evitar aglomerações. Itapetininga aumentou fiscalizações.

No último dia 9, o governo estadual anunciou a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 30 de junho. As regras permaneceram as mesmas: funcionamento das atividades econômicas até as 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.

Porém, o Centro de Contingência do Estado recomenda que os municípios com taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90% estão autorizados a avaliar a necessidade de adotar medidas mais restritivas do que as regras estabelecidas na fase de transição.

Na atual fase, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

Em Sorocaba, na sexta-feira (11), foram adotadas medidas mais rigorosas as ações para coibir aglomerações. O decreto municipal nº 26.246, entrou em vigor na mesma data e, entre outras determinações, aumenta o valor da multa aos infratores, que pode chegar a R$ 290,9 mil. As medidas valem até o próximo dia 30.

Em Cerquilho

A Prefeitura de Cerquilho informou que no período de 14 a 21 de junho está suspenso o atendimento presencial em toda e qualquer atividade, no horário das 20h às 5h, no município. A exceção fica para as atividades industriais, farmácias, postos de abastecimento de combustível e serviços de saúde de urgência e emergência e veterinários. Após o horário estabelecido, as lanchonetes, restaurantes e similares poderão funcionar somente no sistema delivery (entrega em domicílio), até às 2h. 

Votorantim e São Roque fiscalizam

Já Votorantim e São Roque intensificaram as fiscalizações, especialmente no último fim de semana, para evitar aglomerações. Segundo a Prefeitura de Votorantim, fiscais da Vigilância Sanitária, acompanhados pela Guarda Civil Municipal (GCM), visitaram estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, quadras esportivas da cidade. O trabalho teve início às 21h de sexta-feira (11) e teve sequência no fim de semana.

“O comércio que descumprir as determinações receberá orientação. O estabelecimento também será notificado por escrito pelos fiscais. A Prefeitura de Votorantim solicita aos munícipes manterem as medidas de proteção contra a Covid-19. Os números da pandemia têm aumentado e mesmo quem já recebeu as duas doses da vacina deve usar máscara, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, utilizar álcool gel e evitar aglomeração”, informa a atual gestão.

Em São Roque, a Prefeitura também restringiu o funcionamento de bares e restaurantes para somente drive-thru no fim de semana.

“A medida se faz necessária para a preservar a vida, já que a cidade está com a ocupação de leitos nos hospitais (público e privado) próxima da superlotação e os restaurantes do Roteiro do Vinho vêm registrando aglomerações frequentes aos finais de semana”, diz nota da Prefeitura.

Em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga informa que intensificou as fiscalizações por meio das Operações Itapê+Segura para coibir aglomerações e festas clandestinas no município, além de monitorar o cumprimento das demais determinações previstas no Plano São Paulo. Participam desta ação, além da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, setores como Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária. (Ana Cláudia Martins)