Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sepultamento vira caso de polícia após troca de corpos em Sorocaba

Vigilante de 51 anos pode ter sido enterrado por engano no cemitério Santo Antônio, em Sorocaba

14 de Junho de 2021 às 19:46
Marcel Scinocca [email protected]
Noel José de Almeida Gomes.
Noel José de Almeida Gomes. (Crédito: Arquivo da família )

O corpo do vigilante Noel José de Almeida Gomes, de 51 anos, morador do bairro Itanguá, zona oeste de Sorocaba, teria sido enterrado por engano nesta segunda-feira (14). A situação foi descoberta depois que a funerária da cidade de Pilar do Sul, local onde ele seria enterrado, não encontrou o corpo dele na Santa Casa de Misericórdia em Sorocaba.

A suspeita é de que o vigilante tenha sido enterrado no lugar de uma mulher, no cemitério Santo Antônio. Ele tinha diagnóstico de Covid-19 e estava internado desde o dia 3 de junho. De acordo com informações da funerária, ao chegar na Santa Casa para retirar o corpo de Noel, por volta das 9h, notou-se que não havia nenhum cadáver no necrotério Covid. Funcionários da Santa Casa foram informados da situação e localizaram o corpo de uma mulher em outro necrotério. Essa mulher, entretanto, já deveria ter sido enterrada. O enterro de Noel deveria ocorrer às 11h, em Pilar do Sul, onde era aguardado, inclusive, por uma irmã que viajou do estado do Pará para a despedida.

De acordo com a família do vigilante, nesta terça-feira (15), deverá acontecer a exumação do corpo para um novo reconhecimento. O corpo, que acredita ser o do vigilante, foi enterrado no cemitério santo Antônio na zona oeste de Sorocaba e até as 17 horas desta segunda-feira, a família da mulher que deveria ter sido sepultada, ainda não havia sido informada sobre a possível troca dos corpos.

A família de Noel precisou registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Na sequência, eles seguiram para o cemitério Santo Antônio, onde se reuniram com membros da funerária Ossel, responsável pelo retirada do corpo que supostamente foi enterrado de forma equivocada. No local, o sentimento era de tristeza e indignação.

Por outro lado, o corpo da mulher ainda permanecia na Santa Casa. A situação só deverá ser solucionada após a exumação do corpo, supostamente de Noel, que depende de ordem judicial. A mulher, Roberta Kally Gomes, criticou os protocos que levaram à situação. “Vocês não imaginam o que a gente está passando”, desabafou. O filho, Lucas de Almeida Gomes, que completará 20 anos nesta terça-feira (15), estava inconsolável. Em dado momento, precisou ser contido após, em prantos, ameaçar desenterrar o corpo enterrado por engano. “Vou desenterrar, meu pai está lá”, dizia. ‘Supostamente está aqui, mas nem eles sabem”, comentou o cunhado da vítima, Carlos Alberto Pinto.

A Santa Casa, em nota, afirma que foi aberta uma sindicância para apurar o caso e que recebeu a informação da troca com tristeza. A instituição alega que o problema teria sido originado pela funerária de Sorocaba “A Santa Casa de Misericórdia recebeu com surpresa e tristeza o infeliz ocorrido nesta segunda-feira em relação a retirada equivocada, pela funerária, de uma pessoa falecida. Informamos que além de nos unirmos aos familiares neste momento de dor, nossa equipe já foi junto à funerária e à delegacia e acionamos o jurídico para resolvermos a situação”, afirma.

“Em paralelo, foi aberta uma sindicância para apurar os eventuais enganos e os possíveis responsáveis, isso em conjunto com a funerária da cidade. Todos os esforços estão sendo feitos para uma solução rápida, para conforto dos familiares. Reforçamos que lamentamos o ocorrido, mas no momento nos falta dados concretos para explanarmos com maior clareza o que realmente aconteceu”, acrescenta a instituição.

A Ossel ainda não se manifestou sobre a situação. Noel José de Almeida Gomes faleceu por volta das 17h do domingo (13).