Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Palácio dos Tropeiros completa 40 anos

Prédio é patrimônio histórico de Sorocaba. Aniversário da construção será celebrado com ato cívico

13 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Obra do local, que hoje é um ponto turístico da cidade, teve início em 1978.
Obra do local, que hoje é um ponto turístico da cidade, teve início em 1978. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, sede do Poder Executivo de Sorocaba, completa 40 anos de existência no dia 15 de junho. Para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba realizará, na terça-feira (15), às 17h, um ato cívico em frente a rampa central de acesso ao Paço Municipal, com a presença de autoridades locais e convidados.

Na ocasião, o prédio e as duas fontes do lago ganharão uma iluminação especial na cor azul, doada pela família Stecca, responsável pela construção do prédio na época. A solenidade também contará com a participação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior). A atividade cumprirá todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Inaugurado em 15 de junho de 1981, pelo então prefeito responsável pela obra, José Theodoro Mendes, o prédio foi projetado pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e recebeu o nome de Palácio dos Tropeiros em homenagem ao Tropeirismo, importante ciclo histórico da cidade.

A obra teve início em 1978 e foi realizada pela construtora Constecca, empresa ganhadora da licitação, de propriedade de Oswaldo José Stecca. A festa de inauguração, na época, contou com a presença do então senador André Franco Montoro e de um público estimado em duas mil pessoas.

“Foi motivo de muito orgulho para aquele empresário visionário, desenvolver um projeto tão arrojado, em uma zona ainda tão inóspita da cidade. Quem imaginava que ali, naquela região, se desenvolveria um importante pólo industrial, que iria transformar a importância do município de Sorocaba no nosso imenso Brasil. Atrás das indústrias, vieram condomínios e loteamentos para abrigar a população de trabalhadores, especialmente metalúrgicos, o que fomentaria o crescimento e a pujança de Sorocaba”, conta a engenheira agrônoma e empresária Sílvia Stecca, que também é presidente do Macs (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) e a quarta das cinco filhas do casal Oswaldo e Janet Stecca.

Segundo Sílvia, seu pai ficou extremamente feliz com essa obra. Sua empresa também foi responsável pela construção do Hospital Regional, da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cerrado, além de escolas e outras obras importantes da cidade e de outros municípios do país. “Meu pai foi um engenheiro visionário, preocupado com a cidade, com a qualidade de vida das pessoas e com o bem-estar em geral”, declara.

Patrimônio

O Palácio dos Tropeiros é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, com Grau de Preservação 1, ou seja, com preservação da edificação internamente e externamente, devido às suas características arquitetônicas, com estilo que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado. O objetivo foi de garantir a preservação desse local de grande valor histórico para o município, além da identidade e memória cultural da população.

Referência até os dias de hoje, por suas linhas modernas e arrojadas, seu traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro da cidade.

O Palácio dos Tropeiros fica no Alto da Boa Vista, ele está no Parque do Paço e, em seu entorno, ainda estão o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e a Câmara Municipal de Sorocaba. (Da Redação com Secom Sorocaba)