Buscar no Cruzeiro

Buscar

Luto

Presidente da Câmara de Araçoiaba, Valquíria Di Tata morre vítima da Covid-19

Parlamentar deixa marido e dois filhos

12 de Junho de 2021 às 18:58
Marcel Scinocca [email protected]
Vereadora foi presidente da Câmara de Araçoiaba por pelo menos duas vezes
Vereadora foi presidente da Câmara de Araçoiaba por pelo menos duas vezes (Crédito: Erick Pinheiro 25/06/2018 )

Morreu vítima de Covid-19 a vereadora Valquíria Di Tata (PTB), presidente da Câmara de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A parlamentar estava hospitalizada em um hospital de Sorocaba e não resistiu às complicação da doença causado pelo novo coronavírus.

Valquiria ocupou a Presidência da Câmara de Araçoiaba da Serra por pelo menos duas vezes. Ela estava no quarto mandato e deixa marido e dois filhos. Não há informações sobre o enterro.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra decretou luto oficial. “Vereadora por diversos mandatos, teve destacado trabalho social em favor das pessoas menos favorecidas, sendo muito querida e respeitada por toda comunidade. Valquíria era umas das principais lideranças do município. O prefeito Dr. Quevedo decretou luto oficial de três dias, externando em nome de toda população de Araçoiaba da Serra os votos de pesar aos familiares e amigos”, diz texto publicado na página oficial do Executivo.

O ex-vereador Jaiquinho Duarte disse que perdeu uma amiga e a cidade perdeu uma de suas mais importantes lideranças. “Tive o privilégio de ser Vereador na mesma legislatura que a Valquíria e aprender muito com ela. Uma mulher do bem, batalhadora e atuante, que certamente fará muita falta para Araçoiaba da Serra. Que Deus a receba e conforte seus familiares”, escreveu.

O ex-vereador Valter Lattanzio (PTB) também lamentou a morte e criticou os protocolos hospitalares. “A Valquiria era pessoa excepcional uma perca irreparável. Infelizmente, mais uma vida que na minha opinião se vai por protocolo hospitalar”, disse.

“Lamento profundamente a morte da vereadora Valquíria, tão jovem, vítima dessa doença que tem vitimado tanta gente. Que Deus abençoe sua família e os conforte nesse momento de dor, bem como o povo irmão da nossa querida Araçoiaba”, declarou o presidente da Câmara de Sorocaba, Claudio Sorocaba (PL). 

“Com muita tristeza recebi a notícia da morte da minha amiga e parceira nos trabalhos do Legislativo Municipal, a presidente Valquíria Di Tata, certamente é uma grande perda para cidade. Valquíria é uma das mulheres que marcou a história política de Araçoiaba da Serra, dedicando por anos sua vida ao serviço público como vereadora. Mais uma vítima dessa doença avassaladora partindo tão cedo, mas deixando um legado que jamais será esquecido em nossa cidade. Que Deus conceda o descanso necessário e conforte a família”, declarou o vereador Nenê Richardson (PSD), que está, de forma interina, na função de presidente da Câmara.

Maria Cleidimar de Jesus Nascimento, a Cleide (PV), deveria assumir as funções, mas está afastada em função de ter contraído o novo coronavírus. Ela segue em recuperação. O prédio do Legislativo estará fechado até o dia 18 em função de casos de Covid-19.

 

Atualizado às 21h06, com a informação de que Nenê Richardson está, de forma interina, na Presidência da Câmara de Araçoiaba da Serra.