Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Municípios da região estão sem vagas na UTI

12 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Coronavírus em Sorocaba.
Coronavírus em Sorocaba. (Crédito: Arte JCS)

Não há vagas para UTI em várias unidades de saúde de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, incluindo a cidade sede, no que refere às internações em função da Covid-19. As santas casas de pelo menos três cidades divulgaram material onde alertam sobre a situação crítica. Ontem (12), em Sorocaba, o número total de pacientes internados -- enfermaria e UTI --, contando a rede pública e privada, era o maior desde o início da pandemia, com mais de 600 pessoas.

Em Sorocaba, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, 601 pessoas estavam internadas em unidades de saúde da cidade ontem. O número era de 575 no dia anterior. Em ambas as datas, o números levam em consideração a internação de três crianças. Ainda ontem, 299 pessoas estavam internadas em leitos de UTI. Esse era o mesmo número para enfermaria. Havia ainda duas crianças em UTI e uma em enfermaria.

Os dados se referem ao total de pacientes e inclui a rede publica e privada, além de pacientes de outras cidades. O hospital com o maior número de pacientes adultos internados era a Unimed, com 146 pessoas.

Moradores de Sorocaba

O número de pessoas que moram em Sorocaba e que estavam internadas em unidades de saúde da cidade apresentou leve queda entre quinta-feira (10) e ontem. O número caiu de 478 para 468. Ainda assim, está longe do pico registrado em 28 de março -- segunda onda --, de 415 pacientes, e ainda mais distante do maior número registrado em 19 de julho -- primeira onda -- de 223 pacientes.

O perfil dos pacientes internados ontem era o seguinte: 206 pacientes estavam em UTI e 262 estavam em enfermaria; 295 tinham a confirmação da doença e outros 173 tinham suspeita e aguardavam resultado.

Na região

Em Tatuí, a Santa Casa da cidade divulgou na quinta-feira (10) material de alerta de limite máximo. De acordo com a entidade, a unidade estava próxima de chegar em um nível gravíssimo de ocupação, quando 52 pacientes estavam internados em leitos de enfermaria e 18 em leitos de UTI. Um dia antes, o alerta foi dado pela Santa Casa de Misericórdia de Tietê, que havia atingido a capacidade máxima. A Santa Casa de Cerquilho também divulgou um alerta sobre a taxa de ocupação. Ontem, estava com 99% dos leitos ocupados.

Em Piedade, a cidade tem recordes de casos. No dia 7 de junho, por exemplo, chegou a apresentar 89 novas notificações e 100% de ocupação em leitos de UTI e de enfermaria. Ontem, o hospital de campanha de Itu também estava com 100% de ocupação em leitos de UTI e de enfermaria. O hospital municipal de Salto também estavam com 100% de ocupação nos leitos de UTI e de enfermaria.

Dados

Em Sorocaba, ontem, a cidade registrou 16 novos óbitos, além de 491 casos confirmados da Covid-19, 396 recuperados. Ainda na data, a cidade tinha 1.013 pessoas em recuperação, 1.038 que aguardavam resultado e chegou a 128.363 descartados por resultados negativos. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos