Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Projeto de lei tenta reverter aumento da alíquota do ICMS

Deputados querem que população pressione pela tramitação na Alesp

12 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
O presidente da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, recebeu o grupo de deputados e empresários.
O presidente da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos (ao centro), recebeu o grupo de deputados e empresários. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) apresentou o Projeto de Lei 82/2021, de sua coautoria, visando revogar o artigo 22, que permitiu ao governador do Estado, João Doria (PSDB), aumentar a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) de diversos produtos. Mellão busca apoio na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para que a proposta entre em votação ainda em 2021.

O deputado explica que o artigo 22 é a grande questão da lei aprovada, pois impacta profundamente a vida do cidadão paulista, ainda mais durante uma pandemia. “Infelizmente, o governo estadual escolheu o caminho mais conhecido pelos governantes brasileiros para lidar com a crise: aumentou os impostos e pouco mexeu no corte de gastos administrativos”, afirma Mellão.

O parlamentar destaca ainda que os impactos do aumento do ICMS foram sentidos em itens essenciais à população como medicamentos e alimentos, além de produtos têxteis, venda de automóveis novos e usados e materiais de construção, entre outros.

“Estamos buscando apoio na Alesp e fazendo um trabalho de conscientização da população, porque essa lei que foi aprovada no ano passado permite que o governador, por decreto, aumente impostos, como bem entender, sem precisar passar pela Assembleia, as alíquotas de ICMS do Estado que estão abaixo de 18%. E aí a gente fala de vários itens de alimentação, como carnes, ovos e leite. A gente fala também de itens da construção civil, da área da saúde, e do setor de veículos, entre outros. E isso prejudica toda a população paulista porque o preço do produto sobe e isso é repassado para o consumidor. Então, quem paga a conta é a população, que já está sendo bastante penalizada por conta da pandemia da Covid-19”, aponta o deputado.

Mellão disse ainda que o povo paulista já está sofrendo com a perda de renda e de emprego e não têm, neste momento, como pagar mais impostos. “O projeto de lei que pretende revogar esse aumento de impostos já foi protocolado na Alesp e está com 44 assinaturas. Ele precisa tramitar por algumas comissões e a ideia é garantir uma tramitação rápida na Assembleia para que a proposta seja aprovada ainda em 2021. Quanto mais a população pressionar e cobrar os deputados, mais rapidamente a proposta vai tramitar na Alesp e, aí, a chance de aprovação é maior”, afirma.

O deputado Ricardo Mellão e o deputado federal Vinicius Poit, também do Novo, visitaram na manhã desta sexta-feira (11), a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e a redação do jornal Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista, e foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos. (Ana Cláudia Martins)