Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque

Caseiro que matou a filha é um dos criminosos mais procurados em SP

Horácio Nazareno Lucas, de 30 anos, assassinou Letícia Tanzi Lucas, de 13 anos, em 2018, em São Roque

11 de Junho de 2021 às 17:39
Horácio teria matado Letícia porque ela se negou a retirar a denúncia de estupro contra ele
Horácio teria matado Letícia porque ela se negou a retirar a denúncia de estupro contra ele (Crédito: Reprodução/ Secretaria de Segurança Pública e Reprodução/ Facebook/ Letícia Tanzi )

O caseiro Horácio Nazareno Lucas, de 30 anos, acusado de matar a própria filha, a estudante Letícia Tanzi Lucas, de 13 anos, está na lista dos criminosos mais procurados pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. O crime ocorreu em outubro de 2018, na casa da família da vítima, no bairro Mailasque, em São Roque. Desde então, Horácio está foragido. A adolescente foi assassinada a facadas pelo pai, porque se negou a retirar uma denúncia de estupro contra ele. Horácio cometeu o homicídio um dia após sair da prisão. 

Horácio, então com 28 anos, deixou o sistema prisional no dia 2 de outubro de 2018, uma terça-feira, e matou a filha na quarta, dia 3. Ele cumpria pena de oito anos, desde junho daquele ano, por ter estuprado, em 2010, uma cunhada. A vítima sofria de problemas mentais. Segundo a Polícia Civil, Letícia presenciou o estupro.

Meses antes do crime, no dia 19 de junho de 2018, ela rompeu o silêncio. Acompanhada da mãe e de uma conselheira tutelar, foi até a Delegacia Central de São Roque. Lá, não só contou sobre o estupro da tia, como revelou também ter sido abusada sexualmente pelo pai.

Ainda segundo o relato de Letícia, os estupros ocorriam desde 2017. De acordo com as informações passadas por ela à polícia, em uma das vezes, ao ameaçar contar sobre os casos para a mãe, o pai teria tapado a boca e o nariz dela, quase deixando-a sem ar.

Horário praticava os crimes quando a mãe da adolescente saía para trabalhar como faxineira. Letícia também declarou que, após os abusos, costumava ir para a casa da avó materna. Porém, se esquivava quando alguém percebia a sua fisionomia de choro.

Já o estupro praticado por ele contra a cunhada, na época com 19 anos, ocorreu em 15 de maio de 2010. O crime foi cometido na frente de Letícia, então com apenas 5 anos.

Lista dos mais procurados

Uma foto e dados de Horácio estão no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP), do Governo do Estado de São Paulo. Segundo as informações contidas na página, atualmente, ele tem 30 anos de idade. Possui uma tatuagem no braço esquerdo, com o nome Tamires.

Quem tiver qualquer informação sobre o acusado pode ligar para o telefone (11) 3311-3148.

Além de Horácio, cujo nome está em 9°, a lista é composta por outros 18 criminosos. O primeiro da relação é Paulo Cupertino Matias, de 50 anos, acusado de assassinar, em 2020, o ator Rafael Miguel, de 22 anos, namorado de sua filha. Ele também é apontado como o autor dos homicídios do pais do rapaz, João Alcisio Miguel, de 52 anos, e Miriam Selma Miguel, 50 anos. 

Na lista também está André de Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, de 43 anos, um dos integrantes da máfia italiana Ndrangheta, considerada uma das maiores organizações criminosas do mundo. A relação ainda inclui Cícero de Oliveira dos Santos, chamado de Nego, de 38 anos. Santos é acusado, dentre outros crimes, de matar um delegado da Polícia Civil aposentado e os dois filhos dele. O crime ocorreu em 2007, em São Roque, e também teve a participação de outras pessoas, incluindo um irmão de Santos. 

Outro nome que chama a atenção é o de Sonia Aparecida Rossi, de 56 anos, conhecida como Maria do Pó. De acordo com as informações apresentadas na lista, ela é a traficante de drogas mais procurada no Brasil. 

O caso

Conforme o boletim de ocorrência sobre o caso, na madrugada de quarta-feira (dia 3 de outubro), o caseiro foi à casa da família. Pediu para a filha retirar a denúncia de estupro contra ele. Porém, ela se negou.

Diante da negativa e ao perceber que a ex-companheira havia escondido o celular, para chamar a polícia, ele deu um soco no nariz da mulher e tentou esganá-la. Contudo, ela conseguiu fugir e correu até a casa de um vizinho. Lá, pôde acionar a Polícia Militar. A mãe deixou na residência Letícia e o filho caçula, de 6 anos.

Naquele momento, o pai trancou o menino no quarto e esfaqueou Letícia. A criança conseguiu fugir e correu para a estrada que dava acesso ao imóvel da família. Ali, encontrou com os policiais chegando para atender a ocorrência, após terem sido acionados por Tamires.

Na casa, os PMs encontraram a adolescente bastante ferida e inconsciente. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa de São Roque. No entanto, não resistiu aos ferimentos.

Horácio conseguiu fugir para um matagal. A polícia continua procurando por ele.