Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Escolas retomam aulas presenciais de forma escalonada e gradativa

Rede municipal estava há mais de um ano sem atividade em salas de aula

11 de Junho de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
O retorno às aulas presenciais ocorre de forma facultativa, obedecendo protocolos de segurança.
O retorno às aulas presenciais ocorre de forma facultativa, obedecendo protocolos de segurança. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba informou ontem (10) que o retorno dos alunos da rede municipal de ensino com aulas presenciais, de forma escalonada, está mantido até a primeira quinzena deste mês. Estudantes das escolas municipais Getúlio Vargas e Leonor Pinto Thomaz, por exemplo, já começaram a frequentar as salas de aula.

Além disso, a Secretaria da Educação (Sedu) confirmou, também, que os estudantes do Ensino Fundamental com idades entre 11 e 14 anos estão retornando de forma gradativa nesta semana, com revezamento e seguindo todas as orientações e protocolos sanitários de saúde e segurança. Ou seja, já estão tendo aulas presenciais.

Já os alunos do Berçário e Creches 1 e 2 (de quatro meses a dois anos de idade) retornam presencialmente no dia 28 de junho. E as demais etapas, como Ensino Fundamental anos iniciais (6 a 10 anos), Creche 3 (3 anos) e Pré-escola (4 e 5 anos) aguardam a entrega total de máscaras infantis, o que deve acontecer nos próximos dias.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, devido à impugnação no processo de compra de máscaras para parte dos estudantes e necessidade de compra emergencial desse lote, o retorno presencial das aulas precisou ser remarcado para os alunos de 4 a 10 anos.

A rede municipal de ensino possui cerca de 60 mil estudantes em 175 escolas, mas a Sedu não informou a quantidade de alunos que já retomaram as aulas presenciais nesta semana e nem em quais unidades escolares.

Conforme a Sedu, o retorno das aulas presenciais está sendo de forma facultativa e híbrida, com até 35% da capacidade da sala de aula, em esquema de revezamento, além do modelo remoto, por meio das Atividades Não Presenciais (ANPs), como uma opção para os pais ou responsáveis que assim preferirem.

A pasta municipal informa ainda que a capacidade percentual da sala de aula poderá sofrer alteração, de acordo com as atualizações do Plano São Paulo. “Outra notícia que vem reforçar as medidas de segurança para o retorno presencial é o anúncio do governo do Estado de que antecipará para os próximos dias a vacinação de todos os profissionais da Educação, de 18 a 44 anos”, informa.

Mais de um ano

Os estudantes da rede municipal estavam sem aulas presenciais há pouco mais de um ano, por conta da pandemia da Covid-19. A suspensão ocorreu em 23 de março de 2020, quando teve início a quarentena em todo o Estado.

Em agosto do ano passado, a administração municipal anterior decidiu que as aulas presenciais não retornariam mais nas escolas municipais em 2020 por conta do avanço da pandemia.

Assim, a decisão da volta presencial dos estudantes ficou para a atual administração, que, até então, adiou a data de retorno pelo menos três vezes em 2021. O ano letivo 2021 na rede municipal de ensino começou em fevereiro último, mas de forma totalmente remota.

Sem aulas presenciais

De acordo com a Sedu, os alunos das unidades escolares que necessitam de reparo e reforma permanecerão desenvolvendo as atividades remotamente neste momento. Algumas unidades escolares aguardam por reforma por conta de furtos e atos de vandalismo, deixando alguns prédios até sem energia elétrica.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informou que o contrato emergencial de manutenção já foi assinado e será dado início nos serviços nos próximos dias.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Educação (Sedu), a pedido do Cruzeiro do Sul, mostra 135 furtos, 59 atos de vandalismo e sete tentativas de furtos em 2021 nas escolas municipais.

A Prefeitura de Sorocaba disse que está intensificando o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) nos prédios públicos. Para a municipalidade, a iniciativa é responsável por evitar outras ocorrências de furtos em unidades escolares. (Ana Cláudia Martins)