Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Cidades da região com hospitais lotados põem em prática medidas mais restritivas

11 de Junho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Itapetininga intensifica fiscalizações por meio das Operações Itapê+Segura.
Itapetininga intensifica fiscalizações por meio das Operações Itapê+Segura. (Crédito: GOVERNO DE SP)

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo sugeriu, na última quarta-feira (9), que municípios com taxa de ocupação de leitos de UTI acima dos 90% adotassem medidas mais restritivas do que as regras estabelecidas na fase de transição do Plano SP, algo que pode ser aplicado em algumas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba.

Assim como em Sorocaba, a cidade de Itapetininga irá intensificar as fiscalizações por meio das Operações Itapê+Segura, além de monitorar o cumprimento das demais determinações previstas no Plano São Paulo, em ação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e setores como Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária.

Em São Roque, que está próximo da superlotação nos hospitais, haverá restrição do funcionamento de bares e restaurantes no final de semana, quando se comemora o Dia dos Namorados amanhã (12), principalmente por conta da Rota do Vinho, destino turístico. Somente o drive-thru estará autorizado, sendo que haverá aplicação de multa entre R$ 5 mil a R$ 15 mil para o estabelecimento que desobedecer a determinação e até risco de suspensão do alvará de funcionamento.

Por outro lado, a Prefeitura de Piedade informou que os índices de ocupação de UTI na cidade estão em 80%, enquanto os de enfermaria alcançaram a taxa de 90%. Por isso, “o município segue com o mesmo decreto em vigência”, com “ações de orientação nas filas de bancos e lotéricas e o monitoramento telefônico de todos os casos positivados, com objetivo de fazer com que os mesmos cumpram o isolamento social”, além de conscientização nas redes sociais.

Em Itu, que está com 100% de ocupação nos leitos conforme boletim de 10 de junho, informou que até a presente data a cidade continuará seguindo a fase de transição do Plano.

Em Votorantim haverá uma reunião nos próximos dias para definir novas medidas de enfrentamento à pandemia, as quais devem ser divulgadas em breve. Além disso, a Prefeitura salientou que intensificou a fiscalização noturna para evitar aglomerações e que pretende refoçar, com comerciantes e toda a população, a importância do cumprimento das normas sanitárias.

As demais Prefeituras questionadas (Iperó, Araçoiaba da Serra e Salto) não responderam até o fechamento desta reportagem. (Marina Bufon)