Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Número de internados volta a subir na cidade

11 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Coronavírus em Sorocaba.
Coronavírus em Sorocaba. (Crédito: Arte JCS)

O número de moradores de Sorocaba internados na cidade em função da Covid-19 voltou a subir e é 14% maior que o recorde registrado em 1º de abril, na chamada segunda onda. Houve um aumento nas internações de quase 15% em 24 horas. Mesmo com o início de operação de novos leitos, a cidade manteve fila de espera para pacientes Covid. As informações estão nos dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Sorocaba, divulgados desde março de 2020.

Conforme as informações, 474 pessoas estavam internadas em unidades de saúde da cidade ontem (10). No dia anterior, eram 413 internações, ou seja, aumento de 14,8%. Em 1º abril, até então a data com maior número de internações, 415 pessoas estavam internadas -- aumento de 14,2%.

Com relação às internações de ontem, 212 pessoas estavam em leitos de UTI e 262 em enfermaria. Do total de internados, 316 tinham a confirmação da doença e outras 158 aguardavam resultado de exames.

Leitos

Como de costume, o aumento no número de pessoas internadas apresenta reflexos no censo diário de leitos Covid. Tanto que, mesmo com a implementação de novos leitos, a cidade ainda apresentava fila de espera, tanto em enfermaria, quanto em leitos de UTI/estabilização. Conforme os dados, 30 pessoas esperavam leitos de UTI e outras 10 aguardavam leitos de enfermaria.

O maior retrato estava na CTE Zona Leste, com 27 leitos de enfermaria e 3 leitos de estabilização. Abertos ontem, todos os leitos foram ocupados na mesma data.

Ainda assim, a cidade tinha apenas três leitos de estabilização vagos em toda a rede. Exceto o CTE Zona Oeste, todos as demais unidades estavam 100% ocupadas. O problema também ocorria na rede estadual, com apenas cinco vagas de UTI para 48 cidades. Essas vagas estavam concentradas no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A rede privada tinha 121 leitos de UTI, sendo que 117 deles estavam com pacientes.

Novos casos e mortes

Sorocaba registrou 15 novos óbitos pela Covid-19 ontem. As vítimas tinham entre 44 e 90 anos. De acordo com os dados, 11 delas tinham fatores de risco para a Covid-19, sendo que a maior parte eram pessoas com diabetes e cardiopatia. Cinco dessas vítimas eram mulheres. Quase metade das mortes -- sete -- ocorreram na rede particular da saúde. Entre as demais, três morreram em unidade de urgência e emergência de Sorocaba. A cidade voltou a registrar mortes em domicílio, sendo duas do total. Os óbitos ocorreram entre 25 de março e 9 de junho. Sorocaba ainda tem dois óbitos em investigação.

A cidade também registrou aumento do número de recuperados da Covid-19ontem, chegando a 61.512. Os casos confirmados com a doença passaram de 64.283 para 64.785. O total de pessoas em recuperação era de 913 e o número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 128.163. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos