Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Mercado se adequa para atender demanda do veganismo no Brasil

10 de Junho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Remix de hoje apresenta alternativas para quem quer diminuir o consumo da carne.
Remix de hoje apresenta alternativas para quem quer diminuir o consumo da carne. (Crédito: INFO_VEGGIE)

Não é possível falar de meio ambiente sem abordar o veganismo, um estilo de vida que prega o não consumo de produtos de origem animal. 14% da população brasileira se autodeclara vegetariana, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope em 2018, o que está fazendo aumentar, nos restaurantes e supermercados, as opções para esse público.

Cabe uma explicação: o vegetarianismo está estrito à alimentação (existem os ovolactovegetarianos, os lactovegetarianos, os ovovegetarianos e os vegetarianos estritos), enquanto o veganismo engloba outros ramos para além da comida no prato (vestuário, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros, sem componentes de origem animal e não testados em animais).

A ideia do Remix especial sobre meio ambiente de hoje (10), que você pode conferir no Instagram do jornal Cruzeiro do Sul, é apresentar algumas alternativas para aqueles que desejam diminuir o consumo de produtos de origem animal e/ou inserir opções 100% vegetais em seus estabelecimentos comerciais.

Segundo dados divulgados pela ONG Mercy For Animals, em apenas um dia sem carne, uma pessoa poupa 3.400 litros de água e 24m² de terras, além de deixar de emitir 14kg de Co2 na atmosfera. A campanha ‘Segunda sem carne‘, existente em mais de 40 países, prega justamente isso: um dia pode impactar muito na preservação do meio ambiente.

Outras iniciativas também existem no País, como o Selo Vegano e a Opção Vegana, esta uma consultoria totalmente gratuita. Ambos são da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e têm a intenção de aumentar o leque de opções para aqueles que não consomem carne ou desejam diminuir a proteína animal.

Nova vertente em Sorocaba

Veganidade: assim que Rafael Anderson de Souza, empreendedor e proprietário da VegMall, loja 100% vegana de Sorocaba, define o estilo de vida que está buscando construir para sua vida. Ao substituir o sufixo “ismo”, ele tira a noção de doença atrelada à palavra.

“Respeito o veganismo, é um movimento que precisa existir, porém, estou adotando um princípio diferente, que é da veganidade, de respeitar a todos: os animais, o meio ambiente e, principalmente, o ser humano e a sua transição, seu tempo”, iniciou.

“Pensando nisso, a VegMall adota essa posição para quem quer conhecer, desmistificar, tirar preconceitos, experimentar e entender a variedade de produtos. Não dá para comparar sabores, são experiências novas. É uma oportunidade para que a gente expanda nossa consciência em termos de respeito, sabor, vida, experiência e evolução. Todos são bem-vindos”.

Além da loja física, localizada à rua Maria Domingas Milego, 361, no Jardim Vera Cruz, Rafael entrega muitos pedidos pelos bairros da cidade. São mais de 450 produtos em sua lista de atuação e ele espera que, com o fim da pandemia, a qual atrapalhou vários pequenos negócios, a cartela de produtos aumente, assim como os consumidores. (Marina Bufon)