Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Humanização ameniza sofrimento em pacientes internados com Covid-19

Dia Nacional da Humanização é celebrado nesta quarta-feira

09 de Junho de 2021 às 12:19
Da Redação [email protected]
Áudios são reproduzidos para os internados na UTI, até mesmo para os que estão sedados
Áudios são reproduzidos para os internados na UTI, até mesmo para os que estão sedados (Crédito: Divulgação / Santa Casa)

O Dia Nacional da Humanização é celebrado nesta quarta-feira (9) em todo o país. Durante a pandemia, este tipo de atendimento tem feito a diferença para diminuir o sofrimentos de pacientes com Covid-19 e a famílias dos internados.

Na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, além de médicos e enfermeiros, uma equipe foi montada especificamente para esse atendimento. A humanização é a responsável pelo acolhimento dos pacientes e deve construir uma comunicação efetiva com a equipe médica, pacientes e familiares. Além disso, o setor faz a conferência dos procedimentos hospitalares.

As ações da humanização que mais têm ajudado no acolhimento dos pacientes diagnosticados com o Covid-19 e seus familiares são as visitas virtuais e os áudios reproduzidos para os internados na UTI, até mesmo para os que estão sedados.

“Qualquer manifestação de apoio ao paciente é importante na recuperação. E para a família é um conforto poder se comunicar com seu parente, mesmo que à distância. Estar no hospital é um momento bastante delicado, mas temos atenuado essa situação”, analisa Heder Jouber, coordenador da humanização.

Além desse trabalho com os pacientes Covid-19, a humanização da Santa Casa aplica ações de escuta qualificada, acolhimento, cogestão, defesa do direito dos usuários, fomento de grupalidades e atua na valorização dos profissionais da saúde.

Atualmente, a Santa Casa de Sorocaba é o único hospital do Estado de São Paulo a manter uma equipe exclusiva para a humanização. O mais comum é a criação de comissões internas, com profissionais de diferentes setores atuando com essa finalidade.

A implantação da humanização neste formato aconteceu em 2017, quando o Diretor Presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Junior, assumiu a gestão do hospital. “Nosso objetivo é prestar um serviço de excelência e cuidar das pessoas. Quando alguém está internado, toda a família é envolvida, por isso a humanização é tão importante neste momento delicado”, diz o diretor presidente.

Além do coordenador Heder, a equipe de humanização também é composta pelo agente Airan César. Apesar de trabalharem na linha de frente contra o Covid-19, os dois comemoram no dia 9 de junho, quando é celebrada o Dia Nacional da Humanização.

“O mais importante nesta data é saber que nosso trabalho traz algo de positivo para os pacientes. É muito gratificante ver os internados recebendo alta e elogiando nosso trabalho”, diz Heder.

%MCEPASTEBIN%

Galeria

Confira a galeria de fotos