Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Só em 2021, 135 escolas municipais foram furtadas

A atual administração está resolvendo a situação intensificando o patrulhamento da Guarda Civil Municipal

09 de Junho de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Unidades ainda sofreram 59 atos de vandalismo e 7 tentativas de roubo.
Unidades ainda sofreram 59 atos de vandalismo e 7 tentativas de roubo. (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS)

Unidades escolares têm sido alvo dos criminosos e seguidos furtos em Sorocaba. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu), a pedido do Cruzeiro do Sul, mostra 135 furtos, 59 atos de vandalismo e 7 tentativas de furtos em 2021.

A atual administração está resolvendo a situação intensificando o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) nos prédios públicos. Para a municipalidade, a iniciativa é responsável por evitar outras ocorrências de furtos em unidades escolares.

A Secretaria explicou que a reabertura do pregão eletrônico para contratação de uma empresa responsável pelos vigias nas escolas, ocorreu no dia 2 de junho. “Estima-se o início dos trabalhos ainda neste mês. As escolas contarão com a instalação, inicialmente, de 50 postos de vigias com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas de segurança por dia, com um total de 200 profissionais, podendo ser ampliado para 70 postos”, afirmou.

Além dessas medidas, o Centro de Operações Integradas (COI) vai unificar informações coletadas por videomonitoramento e compartilhar com as forças de segurança do município. “Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação do sistema, a partir das unidades escolares, no segundo semestre deste ano”, esclareceu.

Um dos casos mais recentes foi na escola municipal Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, no Jardim Renascer. A unidade foi furtada nas madrugadas dos dias 3 e 7. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)