Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Escolas municipais de Votorantim iniciam reforço

As instituições de Ensino Fundamental da cidade começaram os trabalhos na segunda-feira (7)

08 de Junho de 2021 às 15:59
Da Redação [email protected]
Nas salas de aula, alunos e professores seguem protocolos de prevenção à Covid-19
Nas salas de aula, alunos e professores seguem protocolos de prevenção à Covid-19 (Crédito: Divulgação/ Secom Votorantim )

Começou na segunda-feira (7) o trabalho de reforço escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Votorantim. As aulas terão duração de duas horas diárias. Segundo a Secretaria de Educação, o número de dias que os estudantes irão as escolas dependerá da adesão dos pais ou responsáveis, em cada unidade escolar.

O reforço será voltado aos estudantes do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, durante o contraturno das aulas. Conforme a pasta, o projeto visa recuperar presencialmente a aprendizagem dos alunos sem aulas regulares desde março de 2020.

Ainda de acordo com a secretaria, o projeto será conduzido por 65 professores, em 25 escolas municipais. Os profissionais atuarão com turmas reduzidas de alunos e seguirão os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. O reforço escolar presencial não é obrigatório. A decisão caberá aos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Nas salas de aula, os alunos deverão ficar ficar distantes uns dos outros e usar máscara de proteção facial. As mesmas regras valem para os professores e outros profissionais atuantes nas escolas. Além dessas medidas, o limite máximo de alunos nas unidades será de 35% do número total de estudantes matriculados. As instituições também devem disponibilizar álcool em gel.

Outra ação será a aferição da temperatura dos alunos e pais ou responsáveis na entrada das unidades escolares. Tapetes sanitizantes para a higienização das solas dos calçados igualmente estão disponíveis.  No chão das escolas, adesivos foram colocados para indicar a necessidade de distanciamento social. 

De acordo com a pasta municipal, na semana passada, os professores fizeram o planejamento do trabalho junto aos diretores e coordenadores de suas respectivas unidades. Tanto na terça-feira (1), quanto na quarta-feira (2), os educadores estiveram se preparando para o início das aulas. Os profissionais fizeram sondagens, atividades e a organização do espaço nas respectivas unidades. Na sexta-feira (4), os professores realizaram um encontro de formação com a Secretaria de Educação. O objetivo é alinhar a proposta pedagógica.

Segundo a Prefeitura de Votorantim, o início do reforço escolar é uma forma de preparar o retorno gradativo das aulas presenciais. (Com informações da Prefeitura de Votorantim)