Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Escola no Jardim Renascer é furtada pela segunda vez em junho

As unidades escolares sorocabanas vêm sofrendo com constantes furtos

08 de Junho de 2021 às 15:08
Kally Momesso [email protected]
Escola EM. Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, localizada no Jardim Renascer
Escola EM. Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, localizada no Jardim Renascer (Crédito: Carlos Camargo/Google Street View)

A fiação elétrica da escola EM. Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, localizada no Jardim Renascer, foi furtada na madrugada de segunda-feira (7). Este foi o segundo caso de furto de fiação na unidade em junho. Outra ocorrência foi registrada na madrugada de quinta-feira (3).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), após a invasão e furto, “uma equipe foi enviada ao local para fazer a avaliação e providenciar a reposição dos cabos”. Não foi informado se a eletricidade já foi reestabelecida na escola.

As unidades escolares sorocabanas vêm sofrendo com constantes furtos. Conforme um levantamento feito pela Sedu, a pedido do jornal Cruzeiro do Sul, foram registrados 135 furtos, 59 registros de vandalismo e 7 tentativas de furtos.

A pasta também informou que a atual administração está resolvendo a situação intensificando o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) nos próprios públicos, todos os dias na cidade. Para municipalidade, tal ação foi responsável por evitar as ocorrências em unidades escolares, conforme notícias publicadas que notificaram flagrantes de tentativas de furtos.

A Secretaria ainda explicou que a reabertura do pregão eletrônico para contratação de uma empresa responsável pelos vigias nas escolas, ocorreu na última quarta-feira (2). “Estima-se o início dos trabalhos desses profissionais ainda neste mês de junho. As escolas contarão com a instalação, inicialmente, de 50 postos de vigias com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas de segurança por dia, com um total de 200 profissionais, podendo ser ampliado para 70 postos”, afirmou.

Além dessas medidas, a administração deu início ao Centro de Operações Integradas (Coi), que deve unificar as informações coletadas por viodeomonitoramento e compartilhar com todas as forças de segurança do município. “Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação do sistema, a partir das unidades escolares, no segundo semestre deste ano”, esclareceu.