Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio Ambiente

Operação Inverno fiscaliza emissão de fumaça diesel em Sorocaba

A blitz ocorre simultaneamente em 41 pontos de todo Estado de São Paulo

08 de Junho de 2021 às 13:24
Wilma Antunes [email protected]
Operação Inverno, escala de Ringelmann
Escala de Ringelmann compara a intensidade de fumaça preta por meio de uma tabela com cinco graduações de cores. (Crédito: Fábio Rogério)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba, promove a Operação Inverno, que controla a fumaça diesel emitida pelos escapamentos de caminhões, nesta terça-feira (8). A blitz ocorre simultaneamente em 41 pontos de todo Estado de São Paulo. Na cidade, é realizada no Bairro do Éden, na avenida Independência, próximo à Base Comunitária da Polícia Militar (PM).

A ação, que teve início às 9h e seguiu até as 14h, conta com apoio da PM Rodoviária, PM Ambiental e da Urbes - Trânsito e Transporte. Segundo Renato de Mello Araújo, gerente de setor de controle de emissões da Cetesb, a fiscalização utiliza a escala de Ringelmann, que compara a intensidade de fumaça preta por meio de uma tabela com cinco graduações de cores, variando do cinza claro ao preto. Esse método permite que a análise seja feita com o veículo ainda em movimento.

Em caso de irregularidades, os veículos podem ser autuados ou notificados e também serão submetidos à verificação de opacidade, com uso do equipamento conhecido como opacímetro. Além disso, os caminhões serão inspecionados por policiais quanto aos documentos, condições de segurança e manutenção dos veículos.

A multa para condutores que de veículos que emitem fumaça preta é de 60 Unidades Fiscais do Estado (Ufesp), o que corresponde a R$ 1.745,40. Aqueles que receberam a autuação podem solicitar a redução de 70% do valor da multa, caso apresente um Relatório de Medição de Opacidade (RMO).

Conscientização

A Operação Inverno acontece nesta época do ano pois nos meses mais frios a predominância de gases poluentes no ar geralmente é maior, em função da menor incidência de chuva, ventos e o efeito estufa. Mas, além de fiscalizar os veículos e autuar os condutores caso a fumaça seja nociva, a iniciativa também tem caráter educativo.

De acordo com a Sema, a fumaça preta que sai dos escapamentos é altamente poluente e contém substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente. As suas partículas podem causar irritação nos olhos e garganta. Além disso, provoca descoloração e corrosão de materiais e afeta os vegetais.

Funcionários da secretaria abordaram condutores de caminhões que passavam pela avenida Independência para alertá-los sobre os riscos que a emissão desses gases pode causar a saúde e também ao meio ambiente.

Os motoristas receberam folhetos com informações sobre como manter o controle de fumaça diesel dos veículos. Uma vez que o impacto também pode refletir no bolso, já que esse tipo de fumaça aumenta o consumo de combustível e, se não for corrigida, pode causar danos graves ao motor.