Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio Ambiente

Lixo eletrônico e elétrico ameaça o meio ambiente

O poder público realiza uma série de projetos em parceria com cooperativas da cidade para a coleta desses equipamentos

08 de Junho de 2021 às 02:31
Kally Momesso [email protected]
Cidade tem serviço para descarte correto de resíduos elétricos e eletrônicos
Cidade tem serviço para descarte correto de resíduos elétricos e eletrônicos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/5/2021))

A coleta seletiva é um mecanismo de proteção ao meio ambiente que já é conhecido pela população. Entretanto, é necessário um cuidado especial para realizar o descarte regular de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos que podem acarretar em contaminação do meio ambiente e gerar impactos negativos diretos ao ser humano.


Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o poder público realiza uma série de projetos em parceria com cooperativas da cidade para a coleta desses equipamentos. Entre eles está o projeto Metareciclagem, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

O projeto visa reaproveitar o maior número de componentes de um computador fora de uso para a montagem de outra máquina e, assim, formar novos kits de informática.


Já a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realiza parceria com duas cooperativas para coleta desse tipo de material.


Nas unidades da Coopereso, a população pode descartar computadores, ventiladores, aparelhos de TV, eletrodomésticos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.


Já nos barracões da Coreso, são recebidos produtos eletroeletrônicos, com exceção de lâmpadas, pilhas e baterias. A presidente da Cooperativa, Áurea Aparecida Bueno explicou que a coleta é feita nos bairros e, posteriormente, o lixo eletrônico é separado e vendido para empresas. Além disso, a população pode ir até a Coreso para realizar o descarte.


São seis locais de captação de equipamentos eletrônicos na cidade, sendo na sede do Metarreciclagem, na Vila Barão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na Vila Hortência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; nos barracões da cooperativa Coopereso, localizados no Jardim Leocádia, e no Jardim Zulmira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e nos barracões da Coreso, localizados na Vila Colorau, e no Parque Vitória Régia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Kally Momesso programa de estágio - supervisão: Aldo Fogaça)