Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba bate recorde de internações por Covid-19

Um total de 428 pessoas estavam hospitalizadas no último sábado

08 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Recorde anterior de internações de 415 pessoas em 28/3.
Recorde anterior de internações de 415 pessoas em 28/3. (Crédito: SILVIO AVILA / ARQUIVO AFP (16/4/2021))

Sorocaba apresentou, durante o último final de semana, o momento mais crítico da pandemia no que se refere ao número de internações de moradores da cidade em função da Covid-19. Com 428 pessoas internadas no sábado (5), superou o até então recorde de 28 de março, quando 415 pessoas estavam hospitalizadas.

Ontem (7), a rede ainda estava pressionada, com mais de 400 pessoas internadas, fila de espera de 41 pacientes para UTI e apenas um leito de alta complexidade vago na rede municipal. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), a cidade mantinha 415 pessoas em leitos de UTI e de enfermarias. É a primeira vez que a cidade registra mais de 400 pacientes moradores da cidade por quatro dias seguidos.

Durante a chamada “primeira onda”, o maior número de pessoas internadas foi de 223 pacientes, em 19 de julho de 2020. Na “segunda onda”, o recorde foi de 415 pessoas, em 28 de março. O número acima de 400 pacientes internados ocorreu apenas por seis vezes ao longo de pouco mais de 14 meses de pandemia.

Perfil das internações

Ainda conforme os dados, 184 pessoas estavam em leitos de UTI em função da Covid-19. O recorde foi de 216, também em 28 de março deste ano. Ainda nesta segunda-feira, 231 pessoas estavam ocupando leitos de enfermaria. O recorde desse tipo de internação ocorreu em 8 de abril, com 253. Do total de internados nesta segunda-feira, 254 tinham a confirmação do doença e outras 161 estavam internadas com suspeita de Covid-19.

Vale lembrar que essas informações são referentes somente a pacientes de Sorocaba. Os dados foram coletados até as 17h de ontem, podendo variar para mais ou para menos após esse horário.

O que diz o Poder Público

Questionada sobre a situação dos leitos, a Prefeitura de Sorocaba informou que a Secretaria da Saúde está em constante contato com os conveniados para que, caso haja a necessidade de ampliação, “esta seja feita rapidamente”. “A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre essas medidas também é fundamental no combate à pandemia.”

A Prefeitura de Sorocaba afirma que intensificou a realização de operações integradas entre a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), o setor de Fiscalização de Posturas e a Vigilância Sanitária (Visa), da Prefeitura de Sorocaba, para coibir os chamados “pancadões” e outros pontos de aglomeração na cidade, assim como quaisquer irregularidades. “Os cidadãos podem acionar o telefone 153 (GCM) ou o 190 (PM), para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades”, acrescenta.

Em meio à crise, cidade perde 22 leitos de UTI e estabilização

Em meio à situação de recorde em ocupação de leitos na chamada “terceira onda”, a cidade ainda perdeu ao menos 22 leitos de UTI e estabilização. As informações podem ser conferidas no histórico de ocupação de leitos divulgados diariamente pela Prefeitura de Sorocaba. Entre sábado (5) e domingo (6), a cidade perdeu 10 postos do Estado e ao menos 13 do município.

Na rede estadual, a situação acontece no hospital Adib Jatene, o Novo Regional. A unidade de saúde mantida pelo Estado teve queda de 40 para 30 leitos de UTI em 24 horas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a região de Sorocaba conta com serviços estaduais de referência para casos de Covid-19, como o Conjunto Hospitalar de Sorocaba e o Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene, que juntos operam com 84 leitos exclusivos para pacientes com a doença -- incluindo 60 de UTI. “Este último serviço passa por readequação temporária de leitos, mas segue em pleno funcionamento e a assistência está garantida”, informou a nota, sem responder o destino dos 10 leitos -- nem quando eles serão retomados.

Já nos leitos mantidos pela Prefeitura de Sorocaba, a UPH Oeste, que virou Centro de Estabilização Covid, tinha 17 leitos de estabilização até o sábado (5). O número, entretanto, caiu para apenas quatro no domingo (6), indo para cinco na segunda (7). Ou seja, 12 leitos a menos. A unidade também reduziu o número de leitos de enfermaria, de 10, no sábado, para, seis no domingo, subindo para nove na segunda. Com isso, houve redução de pelo menos um leito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, a UPH Zona Oeste está em fase de transição para ser administrada por uma nova organização. “Contudo, o Instituto Diretrizes desabilitou esses leitos por conta própria, sem autorização da Prefeitura. A Secretaria da Saúde (SES) já advertiu a instituição para reabilitar, o quanto antes, esses leitos”, diz. Ninguém do instituto foi localizado para comentar a questão. (Marcel Scinocca)