Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Paulo Alvim, do Ministério da Ciência, visita Sorocaba

08 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
O secretário veio tratar de assuntos relacionados à inauguração de Centro de Tecnologia.
O secretário veio tratar de assuntos relacionados à inauguração de Centro de Tecnologia. (Crédito: MICHELLE ALVES / PREFEITURA)

Sorocaba recebeu, na manhã de ontem, a visita do secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim. O secretário esteve na Prefeitura para tratar de assuntos relacionados à inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0, marcada para acontecer no próximo dia 25 de junho, no PTS, que contará também com a presença do ministro do MCTI, engenheiro e astronauta Marcos Pontes.

Alvim veio de Brasília (DF), acompanhado do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gustavo Sampaio Gontijo, e foi recebido, no Paço Municipal, pelo prefeito Rodrigo Manga e pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara. Também participou da reunião o deputado federal Vitor Lippi.

Na ocasião, foram abordadas, ainda, questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico do município. “Fizemos uma aliança, envolvendo os setores empresarial e público, em função da relevância do parque industrial aqui instalado. Cerca de três mil empresas não é algo comum”, disse Paulo Alvim.

Conforme ele, Sorocaba tem um compromisso com o ecossistema de inovação. “Há algumas características aqui, da região, que a tornam diferenciada, como as universidades e unidades de pesquisa, a forte presença empresarial e das entidades de apoio ao setor empresarial. E essa governança está permitindo construir, de forma inicial, esse Centro de Excelência em manufatura avançada. Isso será essencial para acelerar o processo de transformação, de forma digital, seja do setor da indústria, como do setor de serviços”, complementou.

O CET 4.0 será um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), permitindo a comunicação entre máquinas. “O Parque Tecnológico é o local que vai reunir todo esse conhecimento e permitir que o setor produtivo avance de forma integrada, tornando-se uma referência para nossa região e para todo o país”, destacou Nelson Cancellara, presidente do PTS. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)