Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Mais duas cidades da RMS irão ganhar unidades do Poupatempo

Segundo o governo estadual, as duas novas unidades serão instaladas em Boituva e Cerquilho; no mês passado Estado anunciou nova unidade em Votorantim

07 de Junho de 2021 às 15:47
Cruzeiro do Sul [email protected]
Unidade do Poupatempo em Sorocaba.
Unidade do Poupatempo em Sorocaba. (Crédito: Pedro Negrão )

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) irá ganhar mais duas unidades do Poupatempo, com atendimento integrado ao Detran.SP. As novas unidades serão instaladas nas cidades de Boituva e Cerquilho.

No último dia 24 de maio, o governo estadual já havia anunciado a instalação de uma unidade do Poupatempo em Votorantim. Com isso, a RMS ganhará no total três novas unidades. Atualmente, cinco cidades da RMS já possuem Poupatempo, são elas: Sorocaba, Itu, Itapetininga, Salto e Tatuí.

Já em relação à Região Administrativa de Sorocaba (RA), que compreende mais municípios do que os 27 da RMS, a cidade de Itapeva também já possui uma unidade, e em breve o município de Itararé também deverá ganhar um Poupatempo.

O anúncio da autorização para a implantação de 20 novas unidades do Poupatempo, com atendimento integrado ao Detran.SP, para atendimento de mais de 1,5 milhão de pessoas, foi feito pelo governo estadual nesta segunda-feira (7).

Atualmente, 85% dos atendimentos do Poupatempo são feitos pelas plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, renovação de CNH, funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros.

As 20 cidades beneficiadas serão: Amparo, Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Jaguariúna, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.

Os 20 novos Poupatempo serão viabilizados em parceria com os municípios. Além do Detran.SP, os postos também oferecerão serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação, prefeituras, entre outros. O investimento do Estado será de aproximadamente 3,3 milhões.

Conforme o Estado, as futuras unidades fazem parte do plano de expansão, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. 

Ainda de acordo com o governo estadual, para aumentar a capilaridade, alcançando municípios de menor porte, as Ciretrans serão transformadas em Poupatempo. O atendimento será por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefa, podendo contar com serviços municipais.

O Estado informa que esse modelo já foi testado e aprovado pelos usuários nas unidades inauguradas nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.

Recentemente, o governo estadual concedeu o aval para a implantação de 25 novas unidades em cidades da Região Metropolitana, Litoral e Interior. Com o anúncio de ontem, serão 45 novos postos, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas.

Por meio da Prodesp, o Poupatempo oferece diversos serviços digitais. São 137 opções online, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é oferecer 180 serviços digitais, e chegar a 240 em 2022.

Poupatempo em Votorantim

A unidade do Poupatempo será instalada na região central de Votorantim. O local ainda não foi definido pelo governo municipal. O objetivo é inaugurar a unidade ainda neste ano na cidade.

De acordo com as regras de implantação do Poupatempo, a Prefeitura deverá fornecer o imóvel e promover as adequações físicas necessárias no local.

O prédio precisa ter boa localização e visibilidade, ser de fácil acesso ao público, em região central, e com opções de transporte público. (Da Redação, com informações do governo de SP)