Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Secult vai aumentar proteção a monumentos de Sorocaba

Atos de vandalismo a patrimônios históricos é passível de prisão

06 de Junho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Furto da espada de Baltasar Fernandes, fundador da cidade, é ação de vândalos mais recente.
Furto da espada de Baltasar Fernandes, fundador da cidade, é ação de vândalos mais recente. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (21/5/2021))

A cidade de Sorocaba continua sendo alvo de depredações a monumentos históricos por parte de vândalos em diversas regiões, principalmente no Centro, colocando em risco a história local. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura (Secult) planejou uma série de ações na tentativa de inibir e frear essas ações criminosas.

O alvo mais recente de vandalismo aconteceu com o furto da espada da estátua em homenagem ao fundador da cidade, o militar português Baltasar Fernandes, localizada no Largo de São Bento. Antes disso, em 2015, o brasão que ficava na base da estátua de Baltasar já havia sido recolocado após ter sido furtado e encontrado pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo a Secult e a Secretaria de Comunicação (Secom), a ação enquadra-se nos crimes de furto e de dano, tendo sido aberto um processo administrativo para acompanhamento da situação não só deste caso, mas de todos os monumentos da cidade, com a finalidade de preservar a história sorocabana. A pasta de Cultura já começou a providenciar as licitações necessárias para manutenção ou restauração de cada obra, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Serpo). No momento, Baltasar Fernandes segue sem a sua espada.

No momento, a instalação de uma câmera de vigilância próximo ao Largo São Bento está sendo viabilizada junto à Urbes - Trânsito e Transportes. A GCM já realiza patrulhamento diário por todas as regiões da cidade, inclusive a central, e, além disso, um novo projeto está sendo estudado, com previsão de implementação para o segundo semestre deste ano.

“Paralelamente, a Prefeitura já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município”, informou a Secult.

Para isso, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os espaços públicos da cidade. Além disso, a população pode continuar colaborando com as autoridades ao ligar para o telefone 153, da Guarda Civil, caso presencie qualquer atitude suspeita.

A punição para quem for pego praticando ato de vandalismo está descrita no Artigo 163, parágrafo único, Inciso III do Código Penal, com pena de detenção de um mês a até três anos ou multa, a depender do local da violação (se é patrimônio histórico).

Baltasar Fernandes

Filho de portugueses, o bandeirante Baltasar Fernandes (as grafias Baltazar e Balthazar também aparecem) nasceu por volta de 1580, na fazenda de seus pais, no atual bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1654, já octogenário, mudou-se para Sorocaba com sua segunda esposa, Isabel Proença, fundando o povoado de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Por isso, é considerado o fundador da cidade.

Em 1661, fez a solicitação para que o povoado fosse elevado à categoria de Vila (cidade, à época). Assim, no dia 3 de março daquele ano, foram nomeados os primeiros componentes da Câmara Municipal, sendo ele e o genro, André de Zunega, os juízes. Morreu em Sorocaba, por volta de 1667, e encontra-se sepultado na Igreja de Sant’Ana, no Mosteiro de São Bento.

Monumento

Por sua importância histórica, Baltasar Fernandes ganhou o monumento, também localizado no Mosteiro, instalado por ali desde 15 de agosto de 1954. A estátua foi fundida em bronze e é obra do escultor Ernesto Biancalana, a pedido da colônia espanhola existente na cidade, em comemoração ao terceiro centenário de fundação de Sorocaba. Todas as peças de bronze presentes na base da escultura são originais. (Marina Bufon)